Atendimento Educacional Especializado: Retratos da Práxis Pedagógica da Escola Estadual Quilombola Lagoa dos Índios
Educação Especial; Atendimento Educacional Especializado; Educação Escolar Quilombola |
A referida pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva – PROFEI da Universidade Estadual de Maringá – UEM e está inserida na linha de pesquisa Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. O presente trabalho é um estudo qualitativo e tem como
objetivo geral analisar a organização e funcionamento do atendimento educacional especializado em uma Escola Quilombola do município de Macapá- AP. Tem-se como objetivos: analisar as estratégias de atendimento que os professores do AEE utilizam para contribuir com a acessibilidade pedagógica; compreender, a partir das narrativas dos professores da classe comum e do AEE, as práxis pedagógicas do AEE e analisar o PPP da escola, considerando a especificidade da escola quilombola e o público da educação especial. Como instrumento de coleta de dados, será aplicada entrevista semiestruturada e observação do contexto escolar, com registro por meio do diário de bordo. Quanto ao tratamento dos dados, far-se-á a partir da Técnica de Análise Textual
Discursiva. Esta permitirá compreender significados construídos a partir de um conjunto de textos. Espera-se poder contribuir com a comunidade escolar quilombola, tão rica de significados, porém, tão carente de olhar mais atento quanto a aplicabilidade das políticas públicas. A escola quilombola, com seus direitos pouco respeitados e com um legado cultural significativo, relaciona-se com a tradição centenária de um povo ávido de desenvolvimento social e cultural. Espera-se que a pesquisa promova reflexões quanto ao AEE, e possibilite uma reconexão com práxis assertiva do fazer pedagógico em contextos quilombolas, além de mostrar a importância da Educação Especial como uma modalidade de educação que busca consolidar o direito dos estudantes público da educação especial, na interface com a educação escolar quilombola, promovendo sua emancipação e acessibilidade nos sistemas de ensino, em diferentes realidades socioculturais.