PROFEI CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO - DPG Téléphone/Extension: (96) 98144-5685

Banca de QUALIFICAÇÃO: CRISTINA PICANCO DE SOUSA CORREA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CRISTINA PICANCO DE SOUSA CORREA
DATA : 30/09/2025
HORA: 16:00
LOCAL: sala virtual https://conferenciaweb.rnp.br/sala/janielle-da-silva-melo
TÍTULO:

FORMAÇÃO CONTINUADA NOS CENTROS ESPECIALIZADOS DO ESTADO DO AMAPÁ NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA: ELABORAÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS


PALAVRAS-CHAVES:

Inclusão escolar. Práticas pedagógicas. Aperfeiçoamento continuado.


PÁGINAS: 92
RESUMO:

Este projeto de pesquisa tem como objetivo investigar a contribuição dos materiais pedagógicos elaborados nos cursos de formação continuada oferecidos pelos Centros Especializados do Estado do Amapá para a escolarização de alunos público-alvo da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. A pesquisa, de natureza qualitativa, exploratória e descritiva, busca compreender como esses materiais, construídos com base nas especificidades dos alunos com deficiência, apoiam o processo de ensino e aprendizagem, promovendo acesso
equitativo e efetivo à educação de qualidade. Para atingir esse objetivo, serão utilizados métodos de coleta de dados que incluem entrevistas semiestruturadas, grupos focais e análise documental dos materiais pedagógicos produzidos, garantindo a ética, confidencialidade e consentimento dos participantes, que serão profissionais da educação atuantes nos Centros Especializados, como professores, pedagogos e gestores. A hipótese central do estudo é que a formação continuada contribui significativamente para a criação e utilização eficaz de recursos pedagógicos inclusivos, promovendo maior participação e melhor desempenho dos estudantes com necessidades específicas nas salas de aula comuns. Entre os objetivos específicos, destacam-se a análise do processo de elaboração dos materiais pedagógicos voltados à educação especial na perspectiva inclusiva, a identificação de desafios enfrentados pelos profissionais na produção desses recursos e a avaliação da adequação dos materiais às necessidades dos alunos. A relevância da pesquisa reside na possibilidade de subsidiar melhorias nas políticas públicas e práticas de formação de professores, fortalecendo estratégias de educação inclusiva. A análise dos dados, prevista para ser realizada por meio de análise de conteúdo, buscará identificar padrões, categorias e boas práticas na elaboração e uso dos materiais pedagógicos. Espera-se que os resultados possam oferecer subsídios para aprimorar os programas de formação continuada, promover a troca de experiências e fortalecer a inserção de materiais adequados às necessidades de cada aluno, contribuindo assim para uma educação mais inclusiva, equitativa e de qualidade. O estudo também prevê uma distribuição do cronograma ao longo de 2024 a 2026, com um orçamento estimado de aproximadamente R$ 1.971,00, que contempla materiais de escritório, impressões, transporte e recursos bibliográficos. Em suma, trata-se de uma pesquisa que busca não apenas avaliar a efetividade dos materiais produzidos, mas também contribuir para a construção de uma prática pedagógica mais inclusiva e eficiente no contexto do Estado do Amapá, que terá ao término o quantitativo de 92 páginas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2093303 - JANIELLE DA SILVA MELO RABELO
Interno - 2326962 - EDCARLOS VASCONCELOS DA SILVA
Interna - 1334641 - ELANE DE NAZARE MAGNO FERREIRA
Externo à Instituição - EDVONETE SOUZA DE ALENCAR - UnB
Notícia cadastrada em: 29/09/2025 11:29
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