Banca de QUALIFICAÇÃO: THAIS CARNEIRO DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THAIS CARNEIRO DOS SANTOS
DATA : 31/10/2025
HORA: 15:00
LOCAL: sala virtual - https://meet.google.com/ubk-vizr-yqm
TÍTULO:

ENSINO BILINGUE DE UM ALUNO SURDO COM TEA A PARTIR DE MATERIAL ESTRUTURADO: uma pesquisa-ação no Centro Educacional Raimundo Nonato Dias Rodrigues


PALAVRAS-CHAVES:

Sequência Didática Bilíngue; criança surda com TEA; inclusão; alfabetização-letramento.


PÁGINAS: 65
RESUMO:

A presente pesquisa está sendo desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva (PROFEI) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), inserida na linha de pesquisa em Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. O estudo tem como tema central a alfabetização e o letramento de uma criança surda com Transtorno do Espectro Autista (TEA), em um contexto bilíngue, considerando o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua (L1) e da Língua Portuguesa escrita como segunda língua (L2), no espaço do Atendimento Educacional Especializado (AEE), realizado em contraturno escolar na chamada Sala de Libras. O objetivo principal é investigar a aplicação de uma Sequência Didática Bilíngue (SDB) desenvolvida especificamente para essa criança, com o intuito de analisar seu processo de aprendizagem e desenvolvimento linguístico tanto da L1 quanto da L2. A pesquisa parte da premissa de que a comunicação é essencial para o desenvolvimento humano, e que a escola, ao lado da família, é um dos principais espaços de construção de interações e significados. Para crianças surdas com TEA, esse processo demanda adaptações pedagógicas e metodológicas que respeitem suas particularidades cognitivas e linguísticas. A pesquisa fundamenta-se em Alves e Finger (2023), DSM-5-TR (APA, 2022), Serra (2023), Fonseca e Ciola (2016) e Cagliari (2009), dentre outros autores citados ao longo deste texto. A concepção que se adota, aqui, é a mesma utilizada por Cagliari (2009) ao evidenciar que alfabetizar uma criança, ainda nas séries iniciais, ajudará a desenvolver seu processo cognitivo. Em crianças surdas com TEA, esse procedimento ocorre similar à alfabetização de pessoas ouvintes, porém com algumas diferenças, como as que procuraremos demonstrar neste estudo. Por isso, é preciso garantir a efetividade das ações em provocar as mudanças desejadas. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. As técnicas de geração de dados, são observação direta com notas de campo, análise da SDB, análise das atividades realizadas a partir da aplicação desse recurso educacional. A SDB será aplicada no AEE e envolverá atividades simultâneas em L1 e L2, permitindo observar como a criança interage, aprende e se comunica nesse ambiente educacional adaptado. Como resultado esperado, pretende-se compreender de forma mais aprofundada como a abordagem bilíngue contribui para a alfabetização e letramento de uma criança surda com TEA, e de que forma a prática docente pode ser ressignificada a partir dessa experiência. Assim, a proposta visa não apenas à aprendizagem da criança envolvida, mas também à promoção de uma reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas que sejam, de fato, inclusivas.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1014000 - ADELMA DAS NEVES NUNES BARROS MENDES
Externa ao Programa - 2422475 - CELESTE MARIA DA ROCHA RIBEIRO - nullPresidente - 1170680 - MARTHA CHRISTINA FERREIRA ZONI DO NASCIMENTO
Interno - 1694354 - RONALDO MANASSES RODRIGUES CAMPOS
Externo ao Programa - 2899165 - ROSIVALDO GOMES - null
Notícia cadastrada em: 22/10/2025 11:52
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