Banca de QUALIFICAÇÃO: DIONE DO SOCORRO MIRANDA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DIONE DO SOCORRO MIRANDA DOS SANTOS
DATA : 31/10/2025
HORA: 15:00
LOCAL: sala virtual
TÍTULO:

Planejamento educacional: uma análise sobre o Plano de Ação aplicado nas salas ambiente temáticas no atendimento de alunos com TEA na Amazônia.


PALAVRAS-CHAVES:

Educação inclusiva. Planejamento educacional. Transtorno do Espectro Autista. Salas Ambientes Temáticas. Amazônia.


PÁGINAS: 98
RESUMO:

Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o planejamento educacional voltado ao atendimento de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas Salas Ambientes Temáticas (SATs) do Centro Educacional Raimundo Nonato Dias Rodrigues (CERNDR), instituição pública de referência em educação inclusiva no estado do Amapá. Especificamente, busca-se compreender de que forma os princípios da educação inclusiva são incorporados ao planejamento pedagógico da escola e em que medida essas diretrizes se concretizam na prática. De natureza qualitativa e abordagem documental, a investigação fundamenta-se na análise de documentos institucionais, especialmente o Projeto Político-Pedagógico (PPP) e o Plano de Ação Anual, à luz de um referencial teórico e legal que abrange a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), o Decreto nº 7.611/2011, o Plano Nacional de Educação (PNE) e o Referencial Curricular Amapaense (RCA). Os resultados preliminares apontam que o CERNDR adota uma concepção de planejamento pautada nos valores da inclusão e da equidade, embora ainda enfrente desafios quanto à individualização das estratégias pedagógicas e à efetivação do Plano Educacional Individualizado (PEI). Como contribuição prática, o estudo propõe-se à elaboração de um protocolo de recomendações para o planejamento educacional de alunos com TEA, que constitui o recurso educacional desta dissertação. Os resultados preliminares sugerem que o fortalecimento do planejamento colaborativo e da formação continuada dos docentes representa um elemento essencial para consolidar práticas pedagógicas efetivamente inclusivas e transformadoras no contexto amazônico.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2326962 - EDCARLOS VASCONCELOS DA SILVA
Interna - 3068031 - KARILANE MARIA SILVINO RODRIGUES
Presidente - 2698316 - LUIS ALEXANDRE LEMOS COSTA
Externa à Instituição - SIMONE DO SOCORRO FREITAS DO NASCIMENTO - SEAD
Notícia cadastrada em: 17/10/2025 10:46
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