TERRITÓRIO E EDUCAÇÃO DO CAMPO: a exploração de madeira nativa e seus impactos no modelo pedagógico de formação de jovens do campo da escola família agroextrativista do maracá, município de Mazagão/AP.
Educação do Campo; Território; Impactos Socioterritoriais;
Este trabalho investiga os impactos do avanço da exploração de madeira nativa pela empresa TW Forest sobre a Educação do Campo e o modelo de Pedagogia da Alternância na Escola Família Agroextrativista do Maracá (EFAEXMA), em Mazagão/AP. O estudo busca analisar os impactos sobre o modelo de educação do campo baseado na pedagogia da alternância, ofertada no processo de formação dos jovens da Escola Família Agroextrativista do Maracá, no município de Mazagão/AP, em face do avanço, no território, das atividades econômicas de exploração da madeira nativa conduzidas pela empresa TW Forest. Adotando uma metodologia qualitativa e dialética, a pesquisa utiliza observação participante, conversas informais e análise documental para explorar as contradições e tensões socioterritoriais resultantes do processo de exploração econômica da madeira nativa em curso na área de estudo. Revela que, embora a educação do campo e a pedagogia da alternância sejam impulsionadas por movimentos sociais para promover o desenvolvimento rural e a permanência no território, a territorialização dos monopólios capitalistas da exploração madeireira desorganiza estruturas sociais e intensifica conflitos por terra e recursos. Consequentemente, o projeto educativo da EFAEXMA.