VALORIZAÇÃO DA IDENTIDADE RIBEIRINHA AMAZÔNIDA AMAPAENSE EM ESCOLAS URBANAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE MACAPÁ/AP
Regionalidade, Educação Contextualizada, Diversidade.
Esta pesquisa é fruto de inquietudes que brotaram da necessidade da garantia de um ensino escolar geográfico, efetivamente contextualizado com a realidade sociocultural que permeia as salas de aulas das escolas públicas da Amazônia Amapaense, visando por meio dela, a garantia do direito à diversidade, elencada nos mais variados documentos que regem a educação de todo o território nacional. O foco principal está na valorização da identidade ribeirinha no contexto das escolas públicas localizadas em áreas urbanas tendo em vista que essa identidade é uma peculiaridade das cidades da Região Amazônica. Nesse sentido, busca-se entender se é possível potencializar o ensino de geografia escolar com foco na valorização da identidade ribeirinha durante o processo de construção do conhecimento do conceito de lugar em escolas públicas localizadas na área urbana da cidade de Macapá/AP? Para respondermos esse questionamento traçou-se como objetivo principal analisar a valorização da identidade ribeirinha amapaense durante aulas de geografia escolar em escolas da rede pública de ensino fundamental e médio localizadas em área urbana de Macapá/AP. O desenho metodológico está pautado na abordagem qualitativa e bibliográfica que está amparada na metodologia fenomenológica para que haja maior compreensão das vivências cotidianas dos alunos ribeirinhos e o conceito de lugar estudado em sala. Para isso, será utilizado, também, a pesquisa em campo, do tipo exploratória com caráter de observação participante na busca pelos resultados esperados. E finalmente, não se tem a pretensão de esgotamento do tema com essa pesquisa, mas, espera-se contribuir cientificamente com as abordagens, bem como, com a produção de conhecimento desenvolvido em sala pelos professores e alunos que estão no centro do processo de ensino e aprendizagem. Enfim, busca-se contribuir com a promoção de um ensino escolar geográfico que seja voltado para a valorização da identidade desses estudantes e não para seu apagamento.