Banca de DEFESA: THAYSA PAULA SOUZA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THAYSA PAULA SOUZA DA SILVA
DATA : 09/09/2025
HORA: 15:00
LOCAL: Lapegeo/UNIFAP (sala 5, bloco J), Campus Marco Zero do Equador, Macapá - AP.
TÍTULO:

A AMAZÔNIA NOS LIVROS DIDÁTICOS  DO 7° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: imagens, narrativas e  a construção de um pensamento sobre região


PALAVRAS-CHAVES:

Livro Didático, Amazônia, Região, Geografia.


PÁGINAS: 110
RESUMO:

A Amazônia brasileira é marcada por profundas mudanças estruturais nas últimas décadas, e se destaca pela conectividade regional e econômica. O crescimento demográfico na região foi marcadamente urbano, em que 70% da população passou a se concentrar em núcleos urbanos, tornando a Amazônia, nas palavras de Becker (2005), uma “floresta urbanizada”.   O presente Trabalho é um estudo voltado para a análise de discurso sobre a Amazônia presente nos livros didáticos com foco nas representações, o qual é um conteúdo, que perpassa os anos finais do ensino fundamental. A pesquisa se propõe a analisar como a Amazônia brasileira é representada nos livros didáticos de Geografia do Ensino Fundamental Anos Finais 7º ano, aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2020. Nesses livros, verifica-se grande quantidade de imagens presentes em suas diversas páginas, abordando diversos temas, essas imagens são importantes veículos na difusão de significados e representações espaciais, portanto, é fundamental que sejam analisadas no conjunto dos manuais didáticos como forma de desvendar as ideias que transmitem a respeito dos lugares que retratam, em especial da Amazônia. Para tanto, das 12 coleções aprovadas no PNLD, foram selecionadas 05 coleções mais escolhidas por professores(as) das escolas públicas de Macapá-AP. O Livro Didático é um importante recurso, pois apresenta os conteúdos de maneira sistematizada para professores e alunos, ainda é um dos recursos pedagógicos mais utilizados nas escolas brasileiras. Com isto, é imprescindível a avaliação desse material. Diante do exposto, a pesquisa delimita apresentar a análise feita de cinco coleções de Livros Didáticos de Geografia do Ensino Fundamental- Anos Finais 7º Ano, aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2020, buscando identificar a representação da Amazônia. Destaca-se o problema central da proposta de estudo, o seguinte questionamento: a Amazônia é representada nas obras analisadas levando em considerações as diversidades e especificidade Amazônica? Como hipótese tem-se o entendimento da região amazônica estar sendo retratada de maneira simplificada, atrelada enquanto um território vasto, um grande vazio demográfico, área verde, pois muitos livros privilegiam a paisagem natural, relegando a segundo plano o humano, social, o cultural. Quanto à metodologia, a presente proposta se caracteriza como sendo de cunho exploratório e qualitativo, a partir de pesquisa bibliográfica e documental.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 2206642 - DAGUINETE MARIA CHAVES BRITO
Externa ao Programa - 2104123 - DEBORA MATE MENDES - nullPresidente - 2570316 - ELIANE APARECIDA CABRAL DA SILVA
Externo à Instituição - PABLO SEBASTIAN MOREIRA FERNANDEZ - UFRN
Notícia cadastrada em: 16/08/2025 08:19
SIGAA | Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI-UNIFAP) - (096)3312-1733 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa01.server03