ETNOGRAFIA DOS MODOS DE PESCA NO TERRITÓRIO PESQUEIRO DE OIAPOQUE-AP
Território/ Territorialidade. Conflitos pesqueiros. Pesca Artesanal. Pesca Industrial. Pesquisa não participativa. Oiapoque.
O Município de Oiapoque, localizado no extremo norte do estado do Amapá, notoriamente possui uns dos maiores bancos pesqueiros deste Estado. Neste contexto, a ocorrência da pesca comercial faz-se presente neste território pesqueiro. Dessa maneira, a Geografia procura dar conta das relações existentes entre sociedades e o meio ambiente, logo a aplicação da Geografia econômica foi fundamental para o desenvolvimento deste estudo, considerando a temática e linha de pesquisa. O estudo em questão tem como objetivo a analise dos conflitos socioterritorial entre os pescadores de Oiapoque, Calçoene; bem como ocorrência de conflitos entre pescadores dos Estados do Pará, Maranhão e Ceará. Os pescadores de Oiapoque-AP, trabalham diretamente no Oceano Atlântico, local com distância aproximada de 200 km da sede do município – foz do rio Oiapoque. Além disso, a pesquisa mostrou a existência da pesca comercial na área delimitada, bem como a relação de famílias territorializadas e desterritorializadas naquele território pesqueiro. A pesquisa foi apoiada no método etnográfico e teve como fonte de geração de dados a análise In Loco da área territorial que compõem recursos pesqueiros do município de Oiapoque, por meio de viagem de campo em alto mar em embarcações de pequeno e médio porte, utilizando, portanto, a pesquisa não participativa com os pescadores deste território de pesca, com o uso de nota de campo, diário de bordo e escuta ativa. Teve por foco a análise da pesca comercial com vistas a problematizar as realidades e discutir melhorias dos setores e desenvolvimento local na área de fronteira. Sendo pertinente demonstrar, até que ponto os conflitos socioterritorial entre embarcações afetam as atividades do território da pesca artesanal e Industrial; limitando o desenvolvimento social e econômico. Por fim, foram criados mapas para fins de didática e demonstração desse conflitos.