TRILHA INTERPRETATIVA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NA APA DO RIO CURIAÚ (MACAPÁ-AP): INTEGRANDO GEOMORFOLOGIA, GEODIVERSIDADE, GEOEDUCAÇÃO E GEOCONSERVAÇÃO
Trilha Interpretativa; Patrimônio natural; Amazônia; Geografia Física.
A temática da geoconservação tem importância nos estudos geográficos pois possibilita a compreensão das paisagens do meio físico e de sua geodiversidade por meio de instrumentos voltados a educação. Trata-se de um tema em crescente desenvolvimento, sobretudo, nas geociências, mas que pode ser estudado a partir da geografia física, com ênfase em alguns elementos, como os geomorfológicos. Este projeto de pesquisa tem como foco a análise da geodiversidade a partir da perspectiva geomorfológica na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Curiaú, localizada em Macapá no Estado do Amapá c criada pela Lei nº 0431, de 15 de setembro de 1998, a APA do rio Curiaú abriga uma diversidade de ambientes naturais, como ressacas, florestas, áreas de cerrado e planícies inundáveis, compondo uma paisagem de significativa complexidade de seus aspectos naturais. A proposta central do estudo é compreender as características geomorfológicas da área de estudo, destacando sua importância para a geoconservação e promovendo a geoeducação por meio da elaboração de uma trilha interpretativa didática. Essa trilha visa ser um recurso pedagógico que possibilite a sensibilização de moradores e visitantes quanto a conservação dos elementos do meio físico incentivando uma relação mais consciente com o ambiente natural local. A metodologia incluirá uma abordagem qualitativa e quantitativa, inclui I – Levantamento bibliográfico e documental em instituições acadêmicas e ambientais sobre a geomorfologia e a geodiversidade da APA do rio Curiaú; II- realização de trabalho de pesquisa de campo para o mapeamento e registro das feições geomorfológicas presentes na área; III – a elaboração de uma trilha interpretativa baseada nas características físicas identificadas com fins interpretativos, didáticos e de sensibilização ambiental. Espera-se ao final da pesquisa consolidar um banco de dados sobre a geodiversidade da área de estudo no contexto amazônico, para contribuir às demais pesquisas sobre o tema no Brasil. Além disso espera-se que a trilha interpretativa possa contribuir como uma importante ferramenta de educação ambiental, promovendo a valorização do patrimônio natural e estimulando práticas conscientes e preservação do meio abiótico, tanto pela comunidade quanto pelos visitantes.