A FOTOGRAFIA COMO LINGUAGEM DIDÁTICA NO ESTUDO DAS PROBLEMÁTICAS AMBIENTAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Fotografia, Ensino de Geografia, Problemáticas Ambientais, Educação Ambiental.
O ensino de geografia durante muitos anos se baseava num ensino depositário, porém, com o avanço da sociedade e a incorporação de novas tecnologias na educação, as metodologias de ensino se reinventaram, permitindo o surgimento de outras práticas. A fotografia, presente na vida humana desde seu surgimento, estabelece uma relação significativa com o ensino de Geografia e a Educação Ambiental, tornando-se uma ferramenta metodológica relevante. Visto que o ambiente escolar, comprometido com questões ambientais, busca enfatizar, ampliar e difundir experiências e estudos que promovam ações ecológicas e sustentáveis para com o meio, buscando mudanças na inserção socioambiental. Assim é preciso que os docentes na imersão de conhecimentos ambientais despertem o pensamento crítico e a sensibilidade aos envolvidos no processo. Nesse contexto, este estudo adota uma abordagem metodológica baseada na pesquisa-ação com viés pedagógico, unida à aprendizagem significativa, realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Magalhães Barata, no município de Chaves/PA. O questionamento central desta pesquisa é o uso da linguagem fotográfica como recurso didático nas aulas de Geografia, aplicado ao estudo dos problemas ambientais urbanos, contribui para uma melhor identificação, compreensão e sensibilização dos estudantes do 9º ano, promovendo uma aprendizagem significativa? Consideramos que a fotografia, ao ser utilizada como linguagem didática, possibilita aos alunos identificar e analisar problemas ambientais do cotidiano, favorecendo a compreensão da relação entre sociedade e natureza e integrando conteúdo e realidade. Além disso, insere os estudantes como agentes ativos do próprio aprendizado. Assim, o objetivo deste estudo é analisar as contribuições da fotografia na identificação de problemáticas ambientais urbanas e na promoção da Educação Ambiental, fortalecendo o protagonismo estudantil no ensino de Geografia.