ALÉM DA SALA DE AULA: A CASA DO ARTESÃO AMAPAENSE COMO ESPAÇO NÃO FORMAL DE APRENDIZAGEM
GEOGRÁFICA.
Geografia. Ensino. Casa do artesão.Região.
A singular localização da cidade de Macapá, à margem da foz do rio Amazonas na Linha do Equador, já sugere à capital do estado do Amapá ser um interessante espaço não formal de aprendizagem, sobretudo, para o estudo da geografia. Existem também em Macapá outros ambientes com grandes potencialidades para uma construção alternativa de conhecimento diferentes da sala de aula como: a orla do rio Amazonas, a Fortaleza de São José de Macapá, o marco zero do Equador o museu Sacaca, o Bioparque da Amazônia, a Casa do Artesão Amapaense, entre outros. Esses locais guardam e representam elementos naturais e sociais da identidade regional dessa porção amazônica. Assim, este projeto de pesquisa de dissertação visa analisar a Casa do Artesão Amapaense como espaço não formal de aprendizagem geográfica. Análise mais detalhada recairá sobre o artesanato de cerâmicas e suas relações na compreensão da formação regional do Amapá. A metodologia dessa pesquisa parte da compreensão de educação não formal, da produção social e dialética do espaço geográfico e da teoria sociocultural e socioconstrutivista de Vygotsky. Localizada na área central e histórica da cidade de Macapá, a Casa do Artesão Amapaense, expõe e comercializa artesanatos que representam a cultura do estado do Amapá. Assim, está dissertação visa, sobretudo, contribuir como alternativa da formação escolar por meio de aprendizagens que ocorram para além da sala de aula, além de promover e valorizar o patrimônio cultural histórico e geográfico amapaense.