PROPOSTA DE INSERÇÃO COMO MINICURSO PARA COOPERAR COM O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO INTEGRADOR NOS PLANOS DE CURSOS NACIONAIS DO SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM - SENAC
Propriedade intelectual. Empreendedorismo. Transferência de tecnologia. Inovação. Educação profissional.
Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia como um minicurso articulado ao Projeto Integrador dos Planos de Cursos Nacionais do SENAC, com foco nos cursos do eixo tecnológico de Gestão e Negócios. O objetivo principal é desenvolver uma trilha de aprendizagem de 16 horas, que promova competências essenciais à inovação e à proteção de ativos intangíveis, qualificando os estudantes para um mercado de trabalho dinâmico e tecnológico. Os objetivos específicos incluem discutir a importância das temáticas no ensino técnico e profissional, identificar cursos que as abordem, mesmo que de forma transversal, e estruturar uma proposta pedagógica aplicável e replicável. A metodologia adotada é exploratória e qualitativa, fundamentada em ampla pesquisa bibliográfica e documental, com recorte temporal entre 2019 a 2025. As fontes utilizadas incluem bases científicas como Scielo, Google Acadêmico, CAPES Periódicos, repositórios do PROFNIT e documentos oficiais do INPI, MEC, INEP e SENAC. A coleta de dados empíricos foi realizada por meio da análise dos Planos de Cursos Nacionais do SENAC e da aplicação de um questionário fechado a estudantes dos cursos de Gestão e Negócios do SENAC Macapá, utilizando as plataformas Microsoft Forms e Teams. A investigação incluiu o mapeamento de 37 instituições de ensino técnico do Amapá, revelando que, apesar da presença transversal do empreendedorismo, os temas propriedade intelectual e transferência de tecnologia são raramente abordados de forma estruturada nos currículos. Como resultado, foi desenvolvido um produto técnico-tecnológico na forma de trilha de aprendizagem, validado por meio da análise SWOT e do Modelo de Negócio Canvas, estruturado com base em metodologias ativas e nos referenciais da OMPI e do PROFNIT. A proposta fortalece o ecossistema de inovação, promove o protagonismo discente e qualifica a formação profissional por meio de experiências práticas e colaborativas. Conclui-se que a inserção dessas temáticas no Projeto Integrador amplia a visão estratégica dos estudantes e contribui para a consolidação da cultura da inovação no contexto da educação profissional brasileira.