Gestão Eletrônica de Documentos. Certificação Digital. Preservação Documental. Processos Organizacionais. Diplomação de Egressos. Colação de Grau.
A aplicação da certificação digital sobre informações registradas em suportes digitais, a fim de garantir a autenticidade, confidencialidade e integridade das mesmas diante da instabilidade da informação registrada em meio digital. O Gerenciamento Eletrônico de Documentos, GED, é considerado, atualmente, a estrutura essencial para o planejamento e a implementação de processos organizacionais documentados de sistemas de informação, provendo a infraestrutura tecnológica necessária para propiciar às organizações melhores níveis de comunicação, produtividade e qualidade na gerência documental. Processos organizacionais documentados e de difícil acesso para atualização os tornam obsoletos e acarretam o surgimento de entraves para o desenvolvimento das atividades da organização. Este trabalho tem como objetivo desenvolver um Software de Diplomação de Egressos, que será usado pelas Instituições de Ensino Superior, a fim de preencher uma lacuna deixada pelos principais softwares de gestão acadêmica, no que diz respeito ao controle do processo de colação de grau, pois os mesmos não possuem esse recurso em suas versões. Assim, o trabalho é realizado de maneira arcaica, utilizando tabelas e planilhas para esse controle e não existe no mercado outro software igual ou similar que realize essas operações. Além disso, o software permitirá que os documentos certificados digitalmente possam ser armazenados diretamente no banco de dados do sistema, facilitando a busca e obtenção dos documentos, fazendo com que não haja necessidade de armazenamento dos documentos em papel, pastas e armários, pois os documentos certificados digitalmente, garantem a mesma validade jurídica dos documentos em papel.