Banca de DEFESA: RAQUELLYNE BAIA MACHADO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAQUELLYNE BAIA MACHADO
DATA: 30/08/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Bloco T, LAB DE Informática
TÍTULO:

INVESTIGAÇÃO DE CONTAMINANTES INORGÂNICOS E AVALIAÇÃO DA GENOTOXICIDADE EM Danio rerio COM ÁGUAS PROVENIENTES DA FOZ DO RIO AMAZONAS (AMAZÔNIA ORIENTAL)  


PALAVRAS-CHAVES:

contaminantes inorgânicos; zebrafish;monitoramento ambiental; saúde humana; rio Amazonas


PÁGINAS: 1
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

Tendo em vista que a poluição nas águas é uma problemática global, principalmente a poluição nas águas doces, é importante investigar quais são os fatores de poluição, bem como a identificação desses poluentes. O rio Amazonas é o segundo rio maior do mundo, possui uma grande biodiversidade aquática, serve de rotas para embarcações (pequenas, médias e grandes) locais e internacionais. O sustento para as comunidades tradicionais e a população que vive ao redor do rio Amazonas vem do próprio rio, como o pescado e água para beber. O Presente trabalho tem como objetivo investigar a presença de contaminantes inorgânicos na água da foz do rio Amazonas, e avaliar a qualidade da água utilizando índices ambientais e risco para a saúde humana. Além disso, avaliar os potenciais efeitos adversos causados por contaminantes inorgânicos para a biota aquática e saúde humana a partir de ensaios de genotoxicidade utilizando Danio rerio. Tal objetivo se justifica pela interferência humana nos recursos hídricos amazônicos através do despejo incorreto do esgoto, atividades de mineração, lixiviação, descarte do lixo doméstico e industrial e outras atividades antropogênicas, quepodem ocasionar contaminações causadas principalmente por contaminantes inorgânicos. Diante desse contexto através da presença desses contaminantes na ingestão da água, contato dérmico e da alimentação pode causar danos para a saúde humana e para a biota aquática e se a variação da maré (baixa e alta) pode influenciar nos níveis de contaminantes inorgânicos. Para tanto, foi adotada uma abordagem metodológica como a identificação desses contaminantes com variação das marés, índices de risco para saúde do meio ambiente; índices de risco para a saúde humana e ensaio genotóxico com Danio rerio. Os resultados obtidos revelam que nas águas da foz do rio Amazonas tem a presença de contaminantes inorgânicos como cádmio, cobre, ferro e chumbo, e que em alguns pontos amostrais acabam variando de acordo com a maré; e que as águas apresentam riscos carcinogênicos pela via dérmica e efeitos genotóxicos. Conclui-se que os resultados encontrados exigem atenção contínua e ações para mitigar a poluição e proteger a saúde das populações locais que vivem ao longo do rio e usufruem da água para sua subsistência, assim como monitorar sempre que possível os níveis desses contaminantes. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2233748 - ALEX BRUNO LOBATO RODRIGUES
Interno - 2107910 - ALEXANDRO CEZAR FLORENTINO
Externo ao Programa - 2580814 - JOEL ESTEVÃO DE MELO DINIZ
Externo ao Programa - 917.288.352-91 - JÉSSICA CAROLINE EVANGELISTA VILHENA - UNIFAP
Interno - 1811938 - KARINA CARDOSO VALVERDE
Notícia cadastrada em: 29/08/2024 15:19
SIGAA | Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI-UNIFAP) - (096)3312-1733 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa01.server03