Banca de DEFESA: KLAUTON VIEIRA RODRIGUES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KLAUTON VIEIRA RODRIGUES
DATA: 21/11/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

SENSORIAMENTO REMOTO COMO FERRAMENTA DE ANÁLISE SOCIOAMBIENTAL NA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DO RIO CURIAU EM MACAPÁ/AP


PALAVRAS-CHAVES:

Área de Proteção Ambiental do Rio Curiaú, Sensoriamento Remoto, Índice de Vegetação por Diferença Normalizada, Áreas Protegidas.


PÁGINAS: 82
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

A Área de Proteção Ambiental do Rio Curiaú é uma região que oferece diversos recursos ecossistêmicos para a população local e visitante, apresentando uma beleza cênica singular, território de diversidade florísticas e faunísticas, assim como é Território Remanescente de Comunidade Quilombola. Contudo através de pesquisas bibliográficas foi levantado que a área possui um plano de manejo ultrapassado, demonstrando que a localidade não possui uma estratégia que norteie ações e programas que permitam a melhor exploração dos recursos naturais de forma sustentável. A premissa da pesquisa foi de analisar a cobertura vegetal e o nível de exposição do solo no período de 1991 a 2022, através de imagens de satélite em conjunto com técnicas de sensoriamento remoto, aplicando especificamente o Índice de Vegetação por Diferença Normalizada. A base de aquisição de dados de satélite foi o Serviço Geológico dos Estados Unidos de forma totalmente gratuita e sem custo adicional foram selecionados os dados do satélite Landsat 5, Landsat 7, Landsat 8, Landsat 9 e Sentinel 2. Posteriormente as informações foram importadas para o programa computacional Qgis versão 3.22.2, nele aplicou-se tratamento das cenas de satélite, cálculo de NDVI, mensuração das áreas de cobertura vegetal e de solo degradado. Os resultados representaram períodos de grande devastação ambiental, contudo houve épocas de evidente recuperação ambiental que nas últimas décadas oscilaram consideravelmente. Os mapas temáticos corroboram com as pesquisas realizadas na APA em questão dos problemas sofridos pela população tradicional como a expansão da malha urbana, desenvolvimento do cultivo de soja na região.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2206642 - DAGUINETE MARIA CHAVES BRITO
Interno - 399.499.072-68 - DAIMIO CHAVES BRITO - UNIFAP
Externo ao Programa - 2057878 - GENIVAL FERNANDES ROCHA
Externo à Instituição - MARCIO MOREIRA MONTEIRO - UEAP
Notícia cadastrada em: 20/10/2022 13:06
SIGAA | Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI-UNIFAP) - (096)3312-1733 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa01.server03