Banca de QUALIFICAÇÃO: ESMERALDINA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ESMERALDINA DOS SANTOS
DATA : 16/12/2025
HORA: 10:00
LOCAL: BLOCO K, SALA 01
TÍTULO:

ESCREVIVÊNCIA E COTIDIANO QUILOMBOLA NO ESPAÇO CULTURAL TIA CHIQUINHA NO QUILOMBO DO CRIA-Ú AMAPÁ


PALAVRAS-CHAVES:

Território Quilombola do Cria-ú; Escrevivência; Autoetnografia; Afrocentricidade; Memória; Identidade; Oralidade; Educação Cultural Comunitária; Espaço Cultural Tia Chiquinha; Pedagogia do Batuque e Marabaixo.



PÁGINAS: 132
RESUMO:

A presente dissertação tem como título “Escrevivência e cotidiano quilombola no Espaço Cultural Tia Chiquinha no Quilombo do Cria-ú no Amapá”, o qual faz parte da minha trajetória de vida enquanto mulher negra, pedagoga, quilombola e educadora cultural comunitária atuante nesse território. A pesquisa tem como problema “Quais e como utilizar princípios civilizatórios africanos e afro-brasileiros nas atividades pedagógicas desenvolvidas no espaço cultural comunitário Tia Chiquinha, no Quilombo do Cria-ú-Amapá?”, e apresenta como objetivos conhecer e utilizar valores civilizatórios africanos e afro-brasileiros na prática pedagógica na perspectiva da educação cultural, comunitária e antirracista no espaço cultural Tia Chiquinha, localizado no Quilombo do Cria-ú-Amapá, além de priorizara narrativa autobiográfica (escrevivência), a minha como autora e pesquisadora e do público que frequenta o espaço cultural Tia Chiquinha; Configurar as atividades pedagógicas e culturais que são oferecidas para escolas, estudantes e sociedade em geral no Espaço Cultural Tia Chiquinha; Analisar qual é a contribuição de tais atividades pedagógicas e culturais para a formação na perspectiva antirracista do público visitante do local; e construirpercursos de ensinagem à luz de vivências e experiência(ção) cultural a partir da minha experiência de vida e comunitária como mulher preta, quilombola e pedagoga. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com abordagem autoetnográfica e afrocentrada, que valoriza a minha experiência de vida como pesquisadora e fonte legítima de conhecimento, reconhecendo a centralidade em Território Quilombola do Cria-ú; escrevivência, afrocentricidade, memória, identidade, oralidade, educação cultural comunitária, espaço cultural Tia Chiquinha. A metodologia apoia-se na escuta, na observação participante e na escrita de si como prática de escrevivência (Evaristo, 2005), com o objetivo de construir saberes a partir da comunidade e para ela. Como resultados buscar-se-á verificar no Espaço Cultural Tia Chiquinha, importante território de formação identitária, quais princípios civilizatórios africanos são utilizados em suas práticas pedagógicas e de que forma eles colaboram para a valorização da memória (individual e coletiva), bem como para o fortalecimento da identidade cultural desta comunidade,  para o combate ao racismo em espaços escolares  e comunitários, localizados dentro e fora do território quilombola do Cria-ú.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - CÂNDIDA SOARES DA COSTA - UFMT
Interna - ***.758.182-** - ANGELA DO CEU UBAIARA BRITO - UEAP
Presidente - 1863861 - PIEDADE LINO VIDEIRA
Notícia cadastrada em: 09/12/2025 15:22
SIGAA | Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI-UNIFAP) - (096)3312-1733 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa01.server03