A UNIVERSIDADE VAI AO QUILOMBO: O PROGRAMA DE INTERIORIZAÇÃO QUILOMBOLA (PIQ) NO TORRÃO DO MATAPI/AP NAS VOZES DE ACADÊMICOS DO CURSO DE PEDAGOGIA
Educação. Ações afirmativas. Torrão do Matapi/AP. Ensino Superior no Quilombo.
Esta dissertação intitulada “A Universidade vai ao quilombo:o Programa de Interiorização Quilombola (PIQ) no Torrão do Matapi/AP”, busca responder ao seguinte Problema de Pesquisa: Como os acadêmicos quilombolas do curso de Pedagogia do Torrão do Matapi compreendem o processo que garantiu o acesso e as possibilidades de sua permanência no ensino superior? Tem como objetivo geral analisar as percepções de acadêmicos quilombolas vinculados ao curso de Pedagogia do Torrão do Matapi, no âmbito do Projeto de Interiorização Quilombola (PIQ) da Universidade Federal do Amapá. Assim como os objetivos específicos alinham-se para: a) realçar a importância do movimento social negro e sua articulação na implantação do PIQ, bem como os caminhos da educação para os negros e seus desdobramentos; b) descrever a trajetória da implantação do PIQ na formação inicial de professores de “Educação Quilombola” da Universidade Federal do Amapá no Torrão do Matapi; c) compreender a percepção dos acadêmicos quilombolas sobre seu acesso e permanência no ensino superior, com foco no curso de Pedagogia do Torrão do Matapi. A pesquisa se configura em um estudo de caso, a partir de uma abordagem qualitativa. O percurso metodológico materializa-se na análise de documentos relativos à implantação do Programa de Interiorização Quilombola da UNIFAP/PIQ, do próprio curso de Pedagogia, à qual os estudantes estão vinculados, na aplicação de questionários com perguntas abertas, buscando dar visibilidade à percepção dos acadêmicos quilombolas sobre o processo de implantação dessa política pública e suas condições de ingresso, participação, formação e continuidade. O lócusda pesquisa é oPolo da Universidade Federal do Amapá, onde está sendo ofertado o curso de Pedagogia, na comunidade quilombola Torrão do Matapi. Os dados coletados serão tratados por meio da Análise de Conteúdo, que nos permitirá relacionar essas experiências ao debate teórico sobre educação em quilombos, identidade, raça, racismo e ações afirmativas. O conjunto de dados serão analisados em consonância com o referencial teórico, tendo como base autores que abordam a temática da educação para as relações étnico-raciais como Munanga. (2016), Gomes (2017) entre outros autores como Saviani (2013), Costa, Maldonado-Torres, Grosfoguel (2020), Fonseca (2016), Franco (2205), Gohn (1997, 2011), Gomes (2017), Nascimento (2019), Quijano (2005), Santos (2006). Os resultados buscarão evidenciar a importância do movimento negro, bem como o percurso educacional direcionado ao povo negro; a trajetória do PIQ enquanto ação afirmativa e as perspectivas dos acadêmicos em relação ao acesso e permanência no Ensino Superior.