SABERES CULTURAIS E O PROTAGONISMO DAS CRIANÇAS NO CENTRO CULTURAL RAÍZES DO MARABAIXO EM MAZAGÃO VELHO-AP
Saberes Culturais. Centro Cultural. Educação. Criança. Mazagão Velho.
Esta dissertação tem como objeto de estudo os saberes culturais e o protagonismo das crianças no Centro Cultural Raízes do Marabaixo em Mazagão Velho-AP. Como ponto de partida, faço uma discussão sobre a importância do Centro Cultural Raízes do Marabaixo no processo de pertencimento das crianças que participam das ações culturais no espaço de cultura em Mazagão Velho. A pesquisa objetivou analisar o protagonismo das crianças no Centro Cultural Raízes do Marabaixo em Mazagão Velho-AP, como forma de manter viva a história, os saberes e fazeres culturais, assim como a promoção e manutenção da identidade negra local. Para tanto, o problema de pesquisa buscou responder se as crianças se envolvem nas atividades realizadas pelo Centro Cultural Raízes do Marabaixo e como isso vai reconstruindo e fortalecendo sua identidade negra? A tese defendida é de que o Centro Cultural Raízes do Marabaixo em Mazagão Velho-AP, contribui para manter viva a história, os saberes e fazeres culturais a partir das atividades desenvolvidas com as crianças. Contudo, nos evidenciou que, em certos momentos, a formação das crianças no Centro cultural se afasta dos ideais da escola. A pesquisa desenvolveu-se a partir do referencial teórico e metodológico fundamentados na matriz crítica e sócio-histórica.Videira (2010), Maldonado Torres (2022), Foster (2016), Freire (2015), Brandão (1984), Munanga (2019), Boyer (2008), Videira e Vasconcelos (2020), Pinheiro (2023), Milanesi (1997), Ramos (2007), Silva (1905), Gomes (2003), Loureiro (1995), Hall (2019), Minayo (1994), Bauer e Gaskell (2008, dentre outros). A metodologia se fundamenta no paradigma qualitativo, com método em um estudo de caso. As técnicas de pesquisa foram realizadas por meio de observação participante da pesquisadora sobre processo ensino e aprendizagem no desenvolvimento das oficinas no centro e na escola,registro fotográfico, realização de três (3) entrevistas semiestruturadas, depoimento e rodas de conversa com as crianças submetidas à luz da análise de conteúdo em Bardin (2015). As observações durante as oficinas permitiram-me constatar a importância do espaço de cultura para a população negra mazaganense. A cultura de Mazagão Velho, remete a importância da história do povo amapaense com legado cultural de origem africana, repassado de geração em geração por meio da oralidade dos moradores, para a manutenção da identidade negra. Todavia, as atividades desenvolvidas no Centro Cultural Raízes do Marabaixo em Mazagão Velho-AP apresenta fragilidades de ordens administrativa (gestão), o Centro atualmente encontra-se fechado, sem gestores, estrutural (espaço) o local por estar fechado apresenta deterioração e enfraquecimento, de suas ações educativas, a escola não dialoga com o centro, logo as atividades são realizadas de forma isolada, cada instituição desenvolve seu trabalho separadamente essas questões constituem-se em grande desafio para as instituições envolvidas a superação das adversidades em prol da preservação cultural e da construção identitária das crianças de Mazagão Velho.