Banca de DEFESA: CIRLENE DAMASCENO PICANCO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CIRLENE DAMASCENO PICANCO
DATA : 31/03/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Bloco K, Sala 01
TÍTULO:

EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E AS ESCOLAS RIBEIRINHAS: contribuições da formação continuada para o desenvolvimento de um currículo intercultural nas escolas das travessias dos rios e igarapés da Amazônia amapaense




PALAVRAS-CHAVES:

Escola Ribeirinha; Amazônia; Formação Continuada; Currículo Intercultural



PÁGINAS: 96
RESUMO:

A presente pesquisa cujo o tema é: Educação Intercultural e as Escolas Ribeirinhas: contribuições da formação continuada para o desenvolvimento de um currículo intercultural nas escolas das travessias dos rios e igarapés da Amazônia amapaense, desdobra-se em uma análise sobre como a formação continuada em serviço, oferecida pela Secretaria Municipal de Educação, têm contribuído para o desenvolvimento de práticas interculturais nas escolas ribeirinhas da Amazônia Amapaense? O percurso metodológico fundamenta-se em uma abordagem qualitativa, sendo os dados analisados através do método análise do discurso.  A pesquisa apresenta um aporte teórico baseado nas concepções de cultura, monoculturalidade, interculturalidade, educação intercultural, educação monocultural, educação do campo, educação ribeirinha, currículo e suas implicações para educação no Brasil e na Amazônia amapaense. Foram utilizados alguns autores como referência, tais como:   Arroyo (2011), Candau (2016/2019), Apple (2003), Hage (2011/2022), Fleuri (2018), Coppete (2012), Figueiredo (2022), Tavares (2018).  A pesquisa de fora realizada em duas escolas municipais, caracterizadas como ribeirinhas, são elas: Escola Municipal de Educação Básica Foz do Rio Vila Nova e a Escola Municipal de Educação Básica Leonice Dias Borges, utilizei como instrumentos para coletas de dados entrevistas semi-estruturadas com apoio de gravação de voz. A partir da análise dos dados obtidos nas entrevista e do referencial teórico, percebeu-se que a educação intercultural está distante das escolas, principalmente das escolas ribeirinhas da Amazônia amapaense e os saberes culturais ainda não são consolidados no currículo estabelecidos pelas escolas. 



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2362341 - ARTHANE MENEZES FIGUEIREDO
Interna - 2104123 - DEBORA MATE MENDES
Externo à Instituição - ROGERIO ANDRADE MACIEL - UFPA
Notícia cadastrada em: 21/03/2025 07:59
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