EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E AS ESCOLAS RIBEIRINHAS: contribuições da formação continuada para o desenvolvimento de um currículo intercultural nas escolas das travessias dos rios e igarapés da Amazônia amapaense
Escola Ribeirinha; Amazônia; Formação Continuada; Currículo Intercultural
A presente pesquisa cujo o tema é: Educação Intercultural e as Escolas Ribeirinhas: contribuições da formação continuada para o desenvolvimento de um currículo intercultural nas escolas das travessias dos rios e igarapés da Amazônia amapaense, desdobra-se em uma análise sobre como a formação continuada em serviço, oferecida pela Secretaria Municipal de Educação, têm contribuído para o desenvolvimento de práticas interculturais nas escolas ribeirinhas da Amazônia Amapaense? O percurso metodológico fundamenta-se em uma abordagem qualitativa, sendo os dados analisados através do método análise do discurso. A pesquisa apresenta um aporte teórico baseado nas concepções de cultura, monoculturalidade, interculturalidade, educação intercultural, educação monocultural, educação do campo, educação ribeirinha, currículo e suas implicações para educação no Brasil e na Amazônia amapaense. Foram utilizados alguns autores como referência, tais como: Arroyo (2011), Candau (2016/2019), Apple (2003), Hage (2011/2022), Fleuri (2018), Coppete (2012), Figueiredo (2022), Tavares (2018). A pesquisa de fora realizada em duas escolas municipais, caracterizadas como ribeirinhas, são elas: Escola Municipal de Educação Básica Foz do Rio Vila Nova e a Escola Municipal de Educação Básica Leonice Dias Borges, utilizei como instrumentos para coletas de dados entrevistas semi-estruturadas com apoio de gravação de voz. A partir da análise dos dados obtidos nas entrevista e do referencial teórico, percebeu-se que a educação intercultural está distante das escolas, principalmente das escolas ribeirinhas da Amazônia amapaense e os saberes culturais ainda não são consolidados no currículo estabelecidos pelas escolas.