PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA ESCOLA DA ALDEIA MANGA
Práticas pedagógicas; Princípios da educação escolar indígena; Aldeia Manga; Povo indígena Karipuna.
A pesquisa apresenta os conceitos dos princípios da escola indígena, considerando o Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (RCNEI) como base teórica e demais autores que pesquisam sobre a educação escolar indígena vigente no Brasil. Contudo, serão analisadas as práticas pedagógicas de professores indígenas e problematizadas as formas como atuam em suas turmas, além de buscar desenvolver uma reflexão à luz do que as legislações e demais documentos orientadores indicam para a consumação da educação escolar indígena. Para o desenvolvimento do estudo, partirmos do seguinte problema: de que forma as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores que atuam nos anos iniciais (2º ao 5º ano) do Ensino Fundamental, na Escola Indígena Estadual Jorge Iaparrá, refletem os princípios da interculturalidade, bilinguismo, comunitária, específica e diferenciada, que são os conceitos basilares da educação escolar indígena, defendidos pelo movimento indígena e a legislação atual no Brasil? Como objetivo geral pretendemos analisar as práticas pedagógicas dos docentes que atuam do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental na Escola Indígena Estadual Jorge Iaparrá, relacionando essas práticas com os princípios pedagógicos de interculturalidade, bilinguismo, comunitário, específico e diferenciado, conforme defende o movimento indígena e as legislações atuais no Brasil. Já nos objetivos específicos, pretendemos entender os conceitos dos princípios de educação escolar indígena; compreender quais os mecanismos (materiais e recursos) pedagógicos são disponibilizados para que a escola indígena da aldeia Manga estimule a prática docente diferenciada; e identificar as conexões das práticas pedagógicas dos docentes que atuam do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Indígena Estadual Jorge Iaparrá com os princípios da educação escolar indígena. A pesquisa é de abordagem qualitativa de acordo com Gamboa (2013) e Minayo (2001), o tipo de pesquisa utilizado será o Estudo de Caso com base teórica em Yin (2001). Para a coleta de dados será inicialmente utilizado a observação participante e entrevistas semi-estruturadas de acordo com Minayo (2001) e Bauer e Gaskell (2008). Para proceder na análise dos dados será utilizada a técnica de análise de conteúdo, com base teórica em Franco (2005) e Bardin (2016).