Banca de QUALIFICAÇÃO: RODRIGO AMARAL TRINDADE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RODRIGO AMARAL TRINDADE
DATA : 27/02/2025
HORA: 15:00
LOCAL: DPG-Sala 02
TÍTULO:

A FORMAÇÃO DOS JOVENS AMAPAENSES NAS ESCOLAS, DAS ÁGUAS E DAS FLORESTAS: ATÉ QUE PONTO O SOME SOMA? 



PALAVRAS-CHAVES:

Educação do Campo. Sistema Organizacional Modular de Ensino. Currículo. Ensino Médio. Diversidade sociocultural.



PÁGINAS: 85
RESUMO:

Este estudo tem por objetivo explorar, conhecer através de narrativas dos sujeitos, como o SOME contribui para a formação de vida e trabalho dos sujeitos onde atua e se o mesmo está em consonância com a Educação no Campo, nas Águas e Floresta. Essa política usada pelo estado há décadas, que não apresenta perspectiva holística e força dos movimentos sociais, camponeses, quilombolas, extrativistas, entre tantos outros sujeitos, como principais protagonistas. Para tanto, propomos o seguinte problema de investigação: Como os jovens do Ensino Médio da Amazônia Amapaense, que estudam pelo Sistema Organizacional Modular de Ensino (SOME) relacionam o currículo escolar às perspectivas de vida e trabalho? A partir deste questionamento, tomamos como referência o seguinte objetivo geral: Analisar as percepções de estudantes de escolas de Ensino Médio amapaenses, atendidas pelo SOME, sobre as contribuições do currículo desse modelo educacional para suas perspectivas de vida e trabalho. Para responder ao referido objetivo, traçamos como objetivos específicos 1) Compreender o contexto educacional da Amazônia e as características socioculturais da região e do estado do Amapá; 2)Discutir as perspectivas de construção de um currículo, voltado para o ensino médio e os desafios para a instituição de uma formação humanizada; 3) Analisar as percepções de estudantes do alto/baixo Cajari sobre as influências dos estudos realizados no SOME para suas vidas e trabalhos. O território onde se pretende realizar o estudo compreende a escola da rede estadual de ensino do Amapá Maria Mendes Simões na Reserva Extrativista do Rio Cajari, (RESEX- CAJARI) situada no município de Laranjal do Jarí e Escola Quilombola Antônio Figueiredo da Silva, comunidade do Torrão do Matapí, zona rural de Macapá, onde ofertam Ensino Médio através do Modular. Os sujeitos são inicialmente estudantes do Ensino Médio, matriculados no 3º ano nas referidas escolas. Para este trabalho, trago autores centrais, que dialogam com este trabalho onde será centrada nas discussões nomes como: Miguel Arroyo, Monica Molina, Salomão Hage, Paulo Freire, Roseli Caldart, Maria I. Antunes- Rocha, Michael Apple, Arthane Figueiredo, Tomas Tadeu da Silva, entre outros.  Para o levantamento dados pretende-seuso de questionário semi-estruturado, usando uma abordagem qualitativa, através do método, materialista dialético. Como resultado parcial da pesquisa em questão, aponta que o ensino médio oferecido pelo SOME no campo amapaense vem sendo bastante questionado, por hipoteticamente fornecer um currículo que não fornece estrutura para que os sujeitos do campo permaneçam em seus territórios. Sendo um currículo no sentido de uma educação propriamente do campo, mas para o campo, portanto, urbanocêntrica.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2362341 - ARTHANE MENEZES FIGUEIREDO
Interna - 2104123 - DEBORA MATE MENDES
Externo à Instituição - ROGERIO ANDRADE MACIEL - UFPA
Notícia cadastrada em: 26/02/2025 11:43
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