ENTRE A FORMAÇÃO E A (TRANS)FORMAÇÃO: EXPERIÊNCIAS E RESISTÊNCIAS DE ESTUDANTES TRANS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
Estudantes trans; Ensino superior; Trans epistemologias; Resistência; Educação; Interseccionalidade
Esta pesquisa investiga as experiências e estratégias de resistência de estudantes trans na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), analisando as interseções de gênero, raça e classe no ensino superior. A hipótese central busca compreender como as trajetórias e experiências de vida de estudantes trans (travestis, transexuais, transgêneros e pessoas não binárias) são afetadas por esses marcadores sociais, especialmente no enfrentamento de micro e macro violências, na construção de redes de apoio e no desenvolvimento de práticas de resistência frente aos sistemas de opressão coloniais presentes no ambiente educacional. O estudo tem como objetivo geral compreender como essas interseções constroem sentido nas trajetórias desses estudantes, com foco nos processos de enfrentamento de violências, na formação de redes de apoio e no desenvolvimento de práticas de resistência nos espaços educativos. Especificamente, busca-se (1) analisar, sob uma perspectiva interseccional e decolonial, os processos de enfrentamento das violências e as estratégias de resistência desses estudantes; (2) mapear a diversidade das experiências educacionais de pessoas trans matriculadas nos cursos de Licenciatura e Bacharelado da UNIFAP, por meio de suas narrativas e relatos; e (3) examinar as percepções dos estudantes trans sobre o clima institucional da UNIFAP, identificando barreiras para a inclusão e redes de apoio existentes. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, utilizando entrevistas narrativas, questionários semiestruturados e análise documental. A análise dos dados será conduzida com base na analética de Dussel (1999), permitindo compreender as relações entre exclusão e resistência no ambiente acadêmico. Os resultados esperados incluem contribuições para políticas educacionais mais inclusivas e a valorização das trans epistemologias na universidade.