TRAJETÓRIAS CULTURAIS DE PROFESSORES INDÍGENAS PIONEIROS NO SISTEMA EDUCACIONAL AMAPAENSE: MEMÓRIAS DE CONQUISTAS E RESISTÊNCIAS
Trajetória escolar. Cultura. Cultura Indígena. Diversidade.
Esta pesquisa consiste em analisar as trajetórias escolares de professores indígenas considerados pioneiros da educação amapaense destacando suas conquistas e processos de resistências durante suas jornadas como estudantes. Trajetórias de indivíduos requer atenção do pesquisador considerando a natureza conceitual dessa categoria. Nesta pesquisa vamos privilegiar as trajetórias subjetivas, mas sem perder de vistas acontecimento históricos biográficos vinculados às trajetórias objetivas. Como problema de pesquisa formulamos a seguinte pergunta: Como ocorreram as trajetórias escolares de professores indígenas docentes pioneiros no sistema educacional amapaense, o que revelam suas memórias? A metodologia se ampara epistemologicamente na Fenomenologia e o método de abordagem é a História de Vida. A memória será utilizada como técnica para explorar as entrevistas semiestruturadas a serem aplicadas a 4 sujeitos indígenas, sendo 2 do sexo masculino e 2 do feminino. Na descrição e sistematização das entrevistas seguiremos com analise de conteúdo. Categorias importantes sustentam os argumentos em nossa base teoria. Cultura, cultura indígena, formas de organização comunitária e diversidade são algumas que fazem parte do escopo deste trabalho. Alguns resultados podem ser ditos: um deles é publicamente conhecido pelos pesquisadores, a cultura indígena não se encontra nos planos curriculares das unidades escolares.