AQUILOMBANDO A FORMAÇÃO DOCENTE NA AMAZÔNIA: Currículo e Identidade no Projeto de Interiorização Quilombola da Universidade Federal do Amapá no Polo Torrão do Matapí (PIQ/UNIFAP)
Amazônia. Formação Docente. Currículo. Identidade. Quilombo.
A presente Dissertação, intitulada “AQUILOMBANDO A FORMAÇÃO DOCENTE NA AMAZÔNIA: Currículo e Identidade no Projeto de Interiorização Quilombola da Universidade Federal do Amapá no Polo Torrão do Matapí (PIQ/UNIFAP)”, cuja demanda advém das reivindiçaões do Movimento Social Negro amapaense junto aos poderes públicos, busca responder o seguinte Problema de Pesquisa: Como o Curso de Pedagogia da UNIFAP, através do Projeto de Interiorização Quilombola, contribui para a formação de professores e para o fortalecimento da identidade sociocultural dos acadêmicos/as no Polo Universitário da Comunidade Quilombola Torrão do Matapí? O Objetivo Geral é analisar as contribuições do Curso de Pedagogia da UNIFAP para a formação docente no Polo Universitário Torrão do Matapí na Amazônia amapaense, destacando a relação entre o currículo praticado e o fortalecimento identitário dos sujeitos envolvidos no PIQ. Os Objetivos Específicos são: a) Apresentar os antecedentes históricos, a diversidade sociocultural amapaense, a interiorização do ensino superior da UNIFAP e a organização do PIQ; b) Mostrar o movimento sociocultural negro no Amapá; c) Pesquisar, a partir do estudo de campo, documentos, currículo, referências disciplinares e percepções da docência/discência e liderança comunitária sobre o PIQ; d) Apontar os limites e as perspectivas do PIQ para o fomento de políticas públicas de interiorização e graduação em territórios quilombolas. Utiliza-se o Método do Materialismo Histórico Dialético, partindo de uma abordagem qualitativa, pesquisa bibliográfica, documental e de campo, envolvendo entrevistas semiestruturadas, observação participante e registros fotográficos. O lócus deste trabalho é o Polo Universitário situado na Comunidade Torrão do Matapí, Macapá (AP), onde está sendo desenvolvido o Curso de Pedagogia. Os sujeitos envolvidos na pesquisa de campo são: 01 Coordenador do Curso de Pedagogia do PIQ; 02 professores de disciplinas e semestres diferentes; 06 acadêmicos/as do Curso em tela; 01 Presidente da Associação de Moradores. Os dados são analisados em diálogo com o referencial teórico, apoiando-se em autores como: Apple (2017); Arroyo (2013); Freire (2013; 2022); Gomes (2013); Hage (2013); Hall (2006); Marx (2013); Marx e Engels (2005); Munanga (1990; 1999); Silva (1999). Os resultados buscam evidenciar, sobretudo: a) o pioneirismo e importância do Projeto PIQ; b) garantia de ensino, pesquisa e extensão universitária e território quilombola; c) desafios e perspectivas do Projeto PIQ.