IDENTIDADE QUILOMBOLA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NA COMUNIDADE REMANESCENTE DE QUILOMBO IGARAPÉ DO LAGO
Identidade. Identidade quilombola. Programa de Interiorização Quilombola-PIQ. Formação de Professores. Igarapé do Lago.
Esta dissertação tem o objetivo de investigar como a identidade quilombola tem sido debatida/fortalecida no curso de Licenciatura em Pedagogia, Unifap/Campus Santana, na comunidade remanescente de quilombo Igarapé do Lago, tendo em vista que a Universidade Federal do Amapá está ofertando cursos de graduação em alguns quilombos e comunidades remanescentes de quilombos, através do projeto de interiorização nomeado Programa de Interiorização Quilombola – PIQ. Nosso intuito é observar os contextos pedagógicos em que esta graduação vem acontecendo, averiguando se estão em consonância aos saberes locais e culturais existentes na Vila do Igarapé do Lago. A pesquisa utiliza o método dialético, com abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, coletando os dados através da pesquisa documental, da observação participante, da entrevista semiestruturada em profundidade. Os dados serão tratados através da Análise de conteúdo. Nossos interlocutores são docentes e discentes do referido curso. Nossos aportes teóricos principais são Silva (2014); Hall (2014); Gomes (2002); Munanga (2004), (2009), (2012); Silva (2010); Bath (2000); Souza (1983), (2021); Fanon (2008); Kilomba (2010) e outros. Esperamos compreender se a formação de professores no Igarapé do Lago estabelece ou não a valorização da identidade quilombola, dos saberes locais e culturais.