Banca de DEFESA: ROSA MARIA VILHENA FARIAS DIAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROSA MARIA VILHENA FARIAS DIAS
DATA : 12/12/2024
HORA: 09:00
LOCAL: BLOCO K, SALA 01
TÍTULO:

“A GENTE PRATICA BASTANTE ESSA CONVIVÊNCIA LINGUÍSTICA”: MULTILINGUISMO E INTERCULTURALIDADE NO CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA DA UNIFAP


PALAVRAS-CHAVES:

Multilinguismo; Interculturalidade; Ensino Superior; Licenciatura Intercultural Indígena; UNIFAP.


PÁGINAS: 181
RESUMO:

A presente Dissertação de Mestrado tem por objetivo analisar a epistemologia da educação intercultural e sua relação com o contexto multilíngue presente no processo de formação de professores do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da UNIFAP. A Licenciatura Intercultural Indígena é um curso de nível superior para a formação de professores indígenas, e uma de suas características é sua diversidade linguística e cultural, pois atende estudantes indígenas pertencentes a nove povos, que habitam o Amapá e o norte do Pará, falantes de, no mínimo, nove línguas diferentes. Existe uma grande demanda dessas comunidades indígenas pela conquista da formação em nível superior, porém, ao ingressarem na universidade, deparam-se com várias barreiras, dentre elas, sociais, culturais e linguísticas. Pelo fato do curso se propor a ser reconhecido a partir do caráter “intercultural”, torna-se importante problematizar de que forma o multilinguismo é compreendido e trabalhado dentro do curso, pois, entende-se ser importante valorizar e incluir durante o processo de formação de professores indígenas as línguas representadas por cada povo que compõe o curso. Para responder o problema de pesquisa, pretende-se inicialmente problematizar as bases teóricas e conceituais das epistemologias da educação intercultural e sua relação com o ensino superior dos povos indígenas e a implementação das Licenciaturas Interculturais Indígenas no Brasil; Verificar a importância do CLII e seus desafios para os povos indígenas do Amapá e norte do Pará; Identificar as políticas linguísticas que são implementadas pelo CLII para valorizar e incluir as línguas indígenas dos discentes; Investigar as percepções dos acadêmicos em relação ao contexto multilíngue do CLII. Assim, propomos uma abordagem qualitativa e um estudo de caso, utilizando como instrumento de geração de dados a observação e entrevistas semiestruturadas, adotando como técnica para análise de dados a análise de conteúdo. Logo, o principal resultado indicou que a educação intercultural dos povos indígenas está estreitamente relacionada ao ensino e valorização de contextos multilíngues, promovendo a inclusão e o reconhecimento das línguas indígenas, o que contribui para fazer com que a universidade seja preenchida com as epistemologias indígenas, bem como indica um caminho necessário em busca da revitalização e fortalecimento dessas línguas tanto no contexto acadêmico como nas comunidades e escolas dos povos indígenas que são atendidos pelo CLII. 



MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1885813 - ANTONIO ALMIR SILVA GOMES - nullInterna - 2104123 - DEBORA MATE MENDES
Presidente - 2063742 - TADEU LOPES MACHADO
Notícia cadastrada em: 28/11/2024 13:57
SIGAA | Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI-UNIFAP) - (096)3312-1733 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa02.server04