Banca de DEFESA: KAROLINA DO SOCORRO PACHECO DE ARAÚJO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KAROLINA DO SOCORRO PACHECO DE ARAÚJO
DATA : 12/12/2025
HORA: 10:30
LOCAL: BLOCO K, SALA 01
TÍTULO:

INTERCULTURALIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS (AS): ANÁLISE DA COMPRESSÃO DE DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ



PALAVRAS-CHAVES:

Interculturalidade; Pedagogia; Projeto Político Curricular (PPC)



PÁGINAS: 175
RESUMO:

A presente discussão baseia-se na perspectiva da interculturalidade crítica, entendida como um referencial teórico e metodológico para refletir sobre as concepções e práticas culturais inseridas na formação inicial dos pedagogos (as) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Diante disso, a pesquisa parte da seguinte questão norteadora: Qual é a compreensão dos discentes concluintes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) acerca da interculturalidade na formação inicial do pedagogo(a)?, nesta direção, o objetivo geral foi analisar a compreensão dos discentes de Pedagogia sobre  a presença da interculturalidade na formação inicial dos pedagogos (as) na UNIFAP, campus Marco Zero. Além disso, Os objetivos específicos da pesquisa foram: 1) Discutir os conceitos e perspectivas da interculturalidade e da educação intercultural na formação inicial do pedagogo(a) na Amazônia Amapaense, contextualizando o histórico e o panorama político do surgimento da discussão intercultural e sua relação com a construção de uma sociedade plural; 2) Verificar a presença de conhecimentos relacionados à discussão intercultural no currículo e no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Pedagogia da UNIFAP; 3) Compreender em que medida os acadêmicos concluintes de Pedagogia da UNIFAP tiveram acesso a debates e reflexões sobre o currículo intercultural na formação inicial do pedagogo(a). A metodologia adotada foi a qualitativa, com abordagem de estudo de caso. O locus de pesquisa foi o curso de Pedagogia da UNIFAP, campus Marco Zero. Os participantes foram os alunos concluintes do 7º semestre do curso. Para a coleta de dados, aplicou-se um questionário semiestruturado, com o objetivo de traçar o perfil socioeconômico dos participantes e sua relação com o curso de Pedagogia. Além disso, como principal técnica de coleta foi realizado um grupo focal, com oito participantes, com o intuito de compreender em que medida a interculturalidade esteve presente na trajetória desses discentes. A análise de dados foi realizada por meio da análise de conteúdo, conforme Bardin (2011). Com os dados desta pesquisa, foi possível estabelecer um diálogo com o ensino superior voltado para a formação de professores, buscando uma discussão crítica sobre a interculturalidade, não apenas como uma bandeira de valorização da diversidade, mas como uma ferramenta verdadeiramente emancipatória e política. Os resultados da pesquisa apontaram, por meio da compreensão dos interlocutores, compreender como a interculturalidade e seus desdobramentos vêm sendo abordados no curso de Pedagogia da UNIFAP. Os resultados evidenciaram que, embora haja reconhecimento da importância da temática, ainda são necessários avanços estruturais e pedagógicos. Aspectos como a avaliação constante do curso, a criação de espaços abertos ao diálogo e a realização e revitalização do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) emergem como elementos preponderantes para a construção de uma formação plural, democrática e intercultural. Tais medidas são fundamentais para que o curso responda às demandas sociais e territoriais da Amazônia amapaense, promovendo uma educação que valorize as diferenças e os saberes locais.



MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2270396 - ALBERT ALAN DE SOUSA CORDEIRO
Presidente - 1979702 - GUSTAVO MANESCHY MONTENEGRO
Externa à Instituição - MARIA DA CONCEICAO DOS SANTOS COSTA - UFPA
Notícia cadastrada em: 12/12/2025 08:07
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