Banca de DEFESA: MARIA DO SOCORRO CASTRO PASTANA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA DO SOCORRO CASTRO PASTANA
DATA : 19/12/2025
HORA: 14:30
LOCAL: Bloco K, Sala 01
TÍTULO:

OS IMPACTOS DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS E EM LARGA ESCALA NO TRABALHO DOCENTE: regulações do trabalho pedagógico dos professores de 2º anos da Rede Pública de Ensino do município de Macapá/Amapá (2017-2025)




PALAVRAS-CHAVES:

Política Educacional. Trabalho Docente. Avaliação em Larga Escala. Regulação do Trabalho Pedagógico.


PÁGINAS: 151
RESUMO:

Esta pesquisa, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá (PPGED/UNIFAP), na linha de Políticas Educacionais, analisa os impactos das avaliações externas e em larga escala na regulação do trabalho pedagógico dos professores dos 2º anos do Ensino Fundamental da rede pública municipal de Macapá- Amapá, no período de 2017 a 2025. O estudo tem como objeto otrabalho docente, tomando como eixo de análiseasavaliações externas e em larga escalae suas implicações na regulação do trabalho pedagógico no âmbito das políticas orientadas pelo gerencialismo, pelos mecanismos de responsabilização e pelos processos de controle que incidem sobre as práticas docentes. Do ponto de vista teórico-metodológico, fundamenta-se no Materialismo Histórico-Dialético-MHD, utilizando as categorias de totalidade, contradição e práxis. O MHD articula revisão bibliográfica, estado de conhecimento (Morosine e Fernandes, 2014), análise documental (Fávero e Centenaro, 2019) e análise de conteúdo (Bardin, 2011), integrando técnicas de entrevistas semiestruturadas com professores da rede municipal, representantes sindicais e de coletivo. A revisão integrativa abrangeu bases como BDTD, CAPES e SciELO, mapeando produções que discutem políticas educacionais, avaliação externa e em larga escala e trabalho docente. O referencial teórico-metodológico sustenta-se em autores como Marx e Engels (2001, 2022), Dardot e Laval (2018), Evangelista (2013,2025), Freitas (2004, 2018), Frigotto (2015,2019), Azevedo (2001, 2016), Afonso (2007, 2013), Paludo (2019), Oliveira (2013, 2019), Gamboa (2014), Kuenzer (2005), Kosik (1969), Mészáros (2008), Netto (2011), Ramos (2010), Saviani (1994, 2000, 2005, 2012, 2013), Orso (2024), Santomé ((2001) e Shiroma (2005, 2007, 2014). Os resultados indicam que as avaliações externas, inseridas no modelo gerencial de Estado, promovem reconfigurações profundas na organização do trabalho pedagógico, produzindo impactos que se expressam na intensificação das tarefas, na redução da autonomia docente, na reorganização curricular e no fortalecimento de mecanismos de responsabilização. Conclui-se que tais políticas, ao reforçarem a lógica produtivista e performativa, incidem diretamente sobre o sentido formativo do trabalho docente, demandando análises críticas que recolocam em debate a valorização da escola pública e a defesa de práticas pedagógicas socialmente referenciadas.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1734841 - CASSIA HACK
Interna - 2010780 - ILMA DE ANDRADE BARLETA
Externa à Instituição - MARIA DA CONCEICAO DOS SANTOS COSTA - UFPA
Notícia cadastrada em: 05/12/2025 08:13
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