Banca de DEFESA: RIZONILDA SALES NATIVIDADE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RIZONILDA SALES NATIVIDADE
DATA : 25/09/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Departamento de Pós-Graduação, Sala 03
TÍTULO:

O ENSINO DA ARTE EM PERSPECTIVA AMAZÔNICO- AMAPAENSE: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA PRÁXIS DECOLONIAL



PALAVRAS-CHAVES:

Decolonialidade. Colonialidade. Ensino de arte. Arte.


PÁGINAS: 131
RESUMO:

A presente Dissertação, em perspectiva decolonial, tem como tema decolonialidade e o ensino daArte como práxis transformadora. A problemática deste estudo indaga: quais as contribuições em perspectiva decolonial para a construção da alteridade na rede pública estadual, Amazônico-Amapaense? O questionamento ensejou o objetivo geral desta pesquisa: analisar as contribuições da decolonialidade para a construção de uma práxis para alteridade, em perspectiva amazônico-Amapaense, por meio do ensino da arte. Desdobram-se deste, os seguintes objetivos específicos: a explicitar os efeitos da colonialidade na Arte e no ensino da Arte; identificar as contribuições teóricas e práticas da decolonialidade para o ensino da Arte no contexto amazônico amapaense; e analisar a contribuição da decolonialidade para a arte e o ensino da Arte. A pesquisa deve fornecer base significativa para as discussões sobre colonialidade no ensino da arte e em perspectiva decolonial, pode contribuir para descolonizar práticas pedagógicas, posto que reforça a diversidade cultural, a compreensão mais rica e crítica da arte como veículo para expressão cultural, a resistência e a transformação social necessárias para estabelecer um alicerce quanto ao reconhecimento das particularidades da vida humana. As bases conceituais são orientadas por teóricos dos estudos decoloniais, tais como Mignolo, (2008; 2016; 2017), Dussel (1974;2012), Walsh (2009), Mota Neto (2016), Dias (2012, 2021), dentre outros que sustentam discussões sobre o pensamento e a pedagogia decolonial, sendo que nesta pesquisa, Enrique Dussel é a principal referência para o a práxis da alteridade. Quanto à metodologia pautou-se nas orientações da dialética e analética, a partir da abordagem qualitativa. Tenciona- se realizar pesquisa-ação, combinado com pesquisa de campo, com técnicas da observação participativa, roda de diálogo e aulas expositivas.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2270396 - ALBERT ALAN DE SOUSA CORDEIRO
Interna - 2104123 - DEBORA MATE MENDES
Externa à Instituição - FRANCIELE CLARA PELOSO - UTFPR
Notícia cadastrada em: 15/09/2025 13:14
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