EDUCADORES PARA ALÉM DO URBANO: CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA RURAL DE MAZAGÃO-AP
Trabalho Docente. Educação do Campo. Neoliberalismo. Precarização. Políticas Públicas.
Esta dissertação tem como objetivo investigar as condições de trabalho docente na educação básica rural do município de Mazagão, no estado do Amapá, com foco nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano). A pesquisa parte de uma abordagem fundamentada no materialismo histórico-dialético, buscando compreender como as políticas educacionais influenciadas pela lógica neoliberal têm impactado as condições do trabalho docente em contextos rurais. A partir da discussão teórica sobre o trabalho, o neoliberalismo e a educação, pretende-se analisar os efeitos da precarização, da ausência de políticas públicas efetivas e da marginalização histórica das populações camponesas no cenário educacional brasileiro. A investigação está sendo desenvolvida por meio de revisão de literatura, análise documental e entrevistas semiestruturadas com professores que atuam em escolas rurais de Mazagão. Apesar dos avanços teóricos da educação do campo enquanto projeto político-pedagógico, as práticas educacionais no município ainda refletem os padrões da antiga educação rural, marcada por um alinhamento às exigências do capital, desconsiderando as especificidades socioculturais das comunidades rurais. A expectativa é que os resultados revelem os principais desafios enfrentados pelos docentes do ensino fundamental, como a falta de infraestrutura, vínculos contratuais frágeis, carência de formação continuada e sobrecarga de trabalho. Ao final da pesquisa, espera-se contribuir para a construção de propostas que fortaleçam políticas públicas voltadas à valorização do magistério no campo, respeitando as especificidades sociais, culturais e territoriais dessas comunidades.