Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA IRENE CASCAES PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA IRENE CASCAES PEREIRA
DATA : 05/06/2025
HORA: 19:00
LOCAL: por meio remoto
TÍTULO:

AMAZONIE FLE: PROTÓTIPO FERRAMENTA DIGITAL PARA O ENSINO DO FRANCÊS NO CONTEXTO INTERCULTURAL DO AMAPÁ

 


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de francês, interculturalidade, Amapá, tecnologia educacional, fronteira.


PÁGINAS: 43
RESUMO:

Este trabalho apresenta resultados preliminares do protótipo do aplicativo Amazônia FLE, desenvolvido para o ensino-aprendizagem do francês língua estrangeira (FLE) no estado do Amapá, Brasil. A ferramenta tem como objetivo apoiar o aprendizado dos estudantes do ensino fundamental II em escolas públicas amapaenses, alinhando-se às competências e habilidades previstas na Proposta Curricular Amapaense (PCA) de língua francesa (SEED, 2022). Enquadrado no nível A1 do Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas, o aplicativo integrará conteúdos pedagógicos adaptados à realidade intercultural desta zona de fronteira, fortalecendo os saberes savoir-faire e savoir-être. A criação do Amazônia FLE surge da ausência de livros didáticos de francês fornecidos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), o que dificulta a autonomia no aprendizado dos estudantes. A pesquisa adota uma metodologia qualitativa, estruturada em três etapas. A primeira consiste em uma análise bibliográfica e de materiais numéricos, visando à base teórica. Na segunda, são criados personagens (avatares) para representar os adolescentes de Amapá e da Guiana Francesa envolvidos em situações interculturais (CANDAU, 2014). Estes avatares introduzem oito unidades temáticas com conteúdos ligados às duas regiões, abordando as competências escolares, as atividades orais e escritas, bem como quizzes animados organizados em sequências didáticas. Na terceira etapa, será realizada a aplicação de questionários aos alunos das escolas públicas de Oiapoque (fronteira) e Macapá (capital), para investigar a falta de recursos didáticos (DA SILVA, 2024), bem como implementar e verificar a eficácia do protótipo da ferramenta. A interação proporcionada pela ferramenta visa imersão na língua francesa e aproximação entre as culturas, promovendo um ensino-aprendizagem significativo e contextualizado.

 

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 2361764 - CARMENTILLA DAS CHAGAS MARTINS
Presidente - 1868990 - GUTEMBERG DE VILHENA SILVA
Externo ao Programa - 1538761 - RAFAEL PONTES LIMA - null
Notícia cadastrada em: 22/05/2025 09:46
SIGAA | Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI-UNIFAP) - (096)3312-1733 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa01.server03