Desenvolvimento Profissional de professores e professoras que ensinam História no Ensino Fundamental (Anos Iniciais): O uso do Diário de Bordo e a Reflexividade na prática docente.
Ensino de História nos Anos Iniciais. Diário de bordo. Reflexividade docente. Desenvolvimento profissional docente.
Esta pesquisa tem como objeto de estudo a relação entre o desenvolvimento profissional de professores e a reflexividade docente no âmbito do ensino fundamental – anos iniciais. Trata-se do estudo sobre os diários de bordo como dispositivos direcionados ao desenvolvimento profissional docente que medeiam práticas reflexivas no contexto da prática docente. A partir dessas discussões, propusemos, como produto pedagógico, um Guia de Diário de bordo, que auxiliará as professoras na construção de seus diários de bordo, respaldando suas aulas de História com um arcabouço teórico e prático. Para tal foi utilizada a metodologia de redação de diários de bordo, embasados, primordialmente, no referencial teórico do professor(a) reflexivo(a). Os diários foram desenvolvidos por sete docentes durante dois bimestres do ano letivo de 2025, com posterior reflexão dos relatos a partir de um roteiro apresentado a eles pelos pesquisadores. Os dados, analisados pela técnica de Análise de Conteúdo, segundo Bardin, revelaram cinco categorias que explicitaram sobre: os saberes da prática docente, os processos reflexivos, a formação do professor e a constituição de sua identidade profissional. Os resultados alcançados permitem afirmar que os diários de bordo podem e devem ser utilizados como ferramenta de análise do pensar e agir do(a) professor(a), como dispositivo de desenvolvimento profissional da docência cuja natureza expressa sentidos consubstanciados de práticas, espelhamento profissional projetivo e articulador de experiências diferenciadas.