AS COMUNIDADES TRADICIONAIS DA AMAZÔNIA E O ENSINO DE HISTÓRIA:
Livro Paradidático para o 6º ano do Ensino Fundamental
Amazônia. Comunidades Tradicionais. Indígenas. Quilombolas. Ribeirinhos. Ensino de História.
O projeto de pesquisa intitula-se “As comunidades tradicionais da Amazônia e o Ensino de História: Proposta de um livro paradidático para o 6° ano do Ensino Fundamental”, partindo da lógica predominante do Ensino de História que reproduz constantemente a subalternização dos povos tradicionais que são historicamente vítimas de colonização, racismo e desigualdade social, é necessário construir elementos que visem aproximar o Ensino de História às da decolonialidade e do antirracismo, muito também pelo valorização dos povos tradicionais, como reconhecimento, pertencimento. Considerando que os discentes não sabem o que é uma comunidade tradicional, não conhecem a história local, regional, justificado pela falta de material didático para o ensino fundamental sobre comunidades tradicionais da Amazônia e a maneira como estão representados nos livros didáticos, o que anula a importância no processo de construção civilizatório e os deixa muitas vezes invisíveis no ensino de História atual, podemos considerar que o sistema contribui para a perpetuação da invisibilidade dos valores dos povos tradicionais, pois percebemos que além da escassez de material didático, os professores em geral não tem formação específica para esse ensino, principalmente os dos anos iniciais, percebendo a necessidade de um trabalho de conscientização e conhecimento específicos com alunos do 6° ano do Ensino fundamental sobre as comunidades tradicionais da Amazônia: Indígenas, Quilombolas e Ribeirinhos. O trabalho de pesquisa tem como objetivo dar visibilidade as comunidades tradicionais da Amazônia, suas contribuições na construção do processo histórico, afirmar os valores e suas heranças culturais vivenciados até os dias atuais, possibilitar os discentes o auto reconhecimento, pertencimento e principalmente conhecer sua história, a história do seu povo, de sua sociedade de maneira interna e externa. Construir a consciência histórica de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem; apresentar de maneira afirmativa a representatividade das comunidades tradicionais, seu legado no processo histórico, sem que seja subalternizado como a história eurocentrada construiu. Metodologicamente como recurso didático para alcançar o objetivo do trabalho de pesquisa será feita a transposição didática, leitura de textos científicos sobre o tema e sua adaptação para o formato de livro didático para o ensino fundamental, onde o discente poderá ter uma leitura compreensível e esclarecedora, podendo construir conceitos significativos sobre as Comunidades Tradicionais da Amazônia, poderá identificar valores e heranças dos povos tradicionais em todos os setores sociais, para isso será feita a elaboração de um livro paradidático para o 6° ano do Ensino fundamental, o mesmo estará organizado da seguinte forma: Conceito de Comunidade Tradicional; Território da Amazônia; Cidadania; Povos indígenas; Povos Quilombolas; Povos Ribeirinhos; Saberes Tradicionais e Produção Cultural das comunidades tradicionais da Amazônia, especialmente Indígenas, Quilombolas e Ribeirinhos, Sabendo que o Ensino de História transforma, espera-se que o trabalho reverta o negacionismo da história dos povos tradicionais reproduzido por séculos, e possibilite dar visibilidade as comunidades tradicionais da Amazônia, ressalte os valores que são identidades desses povos tradicionais, considerando o protagonismo dessas comunidades e fortalecer a consciência histórica dos estudantes, para que assim, sintam-se representados e pertencentes da História.