ENSINO DE HISTÓRIA E DECOLONIALIDADE: CONTRIBUIÇÕES PARA A ABORDAGEM DA DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NO ESPAÇO ESCOLAR
Ensino de História. Relações Étnico-Raciais. Decolonialidade. Formação Antirracista. Proposta Didática.
A pesquisa localiza-se no campo da Educação e do Ensino de História, com recorte em torno das relações étnico-raciais e das leis 10.639/2003 e 11.645/2008 no âmbito dos saberes históricos construídos no espaço escolar. O objetivo é analisar as relações étnico-raciais no ensino de História na perspectiva da decolonialidade, com vistas promover estratégias e metodologias para trabalhar com a diversidade nas escolas. A metodologia terá abordagem qualitativa, com estudo de caso no cenário da escola Municipal de Ensino Fundamental Lucia Neves Deniur, do município de Macapá-AP. Como procedimento de investigação será realizado: levantamento bibliográfico em livros, artigos, dissertações, teses e legislação em periódicos e plataformas (Capes/Plataforma Sucupira/ SciELO/ Sciencie/Clacso/Gov), que tenham aporte teórico no ensino de História, na decolonialidade e nas relações étnico-raciais, abrangendo as diretrizes legais e curriculares nacionais e locais, com foco na diversidade escolar; e estudo na escola selecionada acerca do cotidiano das relações étnico-raciais, dos planos currículoares e dos livros didáticos. Como resultado, será proposto um Curso de Formação Continuada para Professores intitulado “Tecendo saberes decoloniais sobre as relações étnico-raciais e suas intersecções no ensino de História”, com módulos temáticos a serem desenvolvidos pela plataforma Google Meet, com apoio de um grupo virtual para compartilhamento de materiais, links e informes sobre o curso e com a perspectiva de construir Sequências Didáticas a serem aplicadas, posteriormente, nas aulas de História para o Ensino Fundamental. O curso propõe discutir como o ensino de História pode contribuir por meio do conhecimento e metodologias decoloniais com a praxe pedagógica para romper com um ensino universalista da racialidade branca e do conhecimento hegemônico europeu que inferioriza, invizibiliza e silencia as culturas, histórias e momórias dos povos indígenas e negros. Considera-se que o resultado da pesquisa e da proposição de um produto poderá contribuir na formação cidadã antirracista de docentes e discentes na luta contra a propagação da discriminação, de estigmas, de preconceitos e de exclusão de pessoas indígenas e afro-brasileiras.