MÚSICA EM SALA DE AULA: O USO DE SAMBAS DE ENREDO PARA O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA
lei 10639/03, ensino de história, educação e relações raciais, música e ensino de História, sambas de enredo, aulas-oficina
Abordar as questões étnico-raciais no âmbito escolar representa um desafio no atual cenário da educação no Brasil. É essencial e urgente incluir a escola neste debate, pois um de seus papéis é fomentar um ambiente de novas posturas para assegurar uma educação justa e equitativa, que possibilite a erradicação dos preconceitos e discriminações. A partir da Escola dos Annales, que redefiniu o campo da história ao expandir sua análise para além dos documentos e fontes oficiais, promovendo uma abordagem interdisciplinar com áreas afins, ressalta-se a importância de integrar práticas culturais à investigação histórica. Desta forma, a música surge como um poderoso recurso para oferecer uma visão mais ampla e contextualizada dos eventos sociais, enriquecendo a compreensão dos processos históricos e suas dinâmicas culturais.
Assim, este trabalho busca responder à seguinte problematização: De que forma o uso dos sambas de enredo como ferramenta no ensino de História pode contribuir para a luta contra o racismo dentro e fora dos espaços escolares? E como essa prática pode dialogar com os objetivos da Lei 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira?