ENSINO DE HISTÓRIA EM DIREITOS HUMANOS NO COMBATE AO RACISMO NA INFÂNCIA: PROMOVENDO O PROTAGONISMO DE CRIANÇAS NEGRAS NA AMAZÔNIA SETENTRIONAL.
Cadernos Didáticos/Cartilhas. Currículo. Decolonialidade. Educação em Direitos Humanos.
No presente estudo, aborda-se sobre o Ensino de História e dos Direitos Humanos, enquanto estratégia para o combate ao racismo na infância, a fim confrontar os apagamentos e subalternizações de grupos não brancos, estimulando a leitura de textos e a implementação de atividades e projetos que exponham o protagonismo histórico de grupos sociais como indígenas, mulheres, negros e quilombolas, cujas dificuldades estão presentes nas experiências sociais extra e intraescolares. Para tanto, foi utilizado como método de coleta de dados a pesquisa bibliográfica acerca do papel, dos desafios e das exigências curriculares para o professor de história. Por meio do estudo realizado e das referências aplicadas, foi possível confirmar que os desafios dos professores de história e das crianças foram também os desafios dos demais grupos sociais não brancos, hoje “demonizados” por não poucos indivíduos eurocêntricos/nazifascistas/extremistas de direita que são ligados aos interesses do mercado e buscam a redução dos gastos públicos com direitos sociais e prejudicando o sistema de educação formal estatal e, consequentemente, a prática do ensino de história, a fim de que sejam feitos cadernos/materiais didáticos/educacionais/pedagógicos ou cartilhas sobre Educação em Direitos Humanos para docentes, estudantes e comunidade em geral. O presente texto se divide em cinco capítulos: o primeiro capítulo trata de conceitos relevantes presentes nas normas e princípios do Ensino de História para a promoção dos Direitos Humanos junto a crianças, desde o âmbito internacional até o local; a segunda parte faz um breve relato da história das crianças como área do conhecimento; o terceiro capítulo problematiza dados acerca do racismo como violação dos direitos humanos de crianças no período de 2014 a 2024. O quarto capítulo aborda aspectos históricos, geográficos, econômicos e sociais da Amazônia para contextualizar a região do qual se partiu a presente pesquisa com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE e ministérios federais estratégias de como decolonizar o currículo de História para a promoção o dos direitos humanos contra o racismo junto às infâncias. No fim, por meio da a metodologia da abordagem dedutiva, ou seja, da teoria para os dados (UNICEF, 2021), com o procedimento de pesquisa consistente no estudo para revisão bibliográfica e textos normativos sobre Ensino de História, Direitos Humanos, racismo, infância e negritude para a busca qualitativa, isto é, voltada a buscar respostas para o problema do racismo contra crianças e implementar a Educação em Direitos Humanos e a decolonialidade no currículo de história, especialmente após indagar professores da rede públicas nos Estados do Amapá e Pará, cujas respostas foram analisadas para a produção de dois cadernos didáticos ou produtos educacionais (cartilhas) acerca do papel do Ensino de História na promoção dos direitos humanos, um destinado aos estudantes e outro para os profissionais da educação.