Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANA DA SILVA PIMENTEL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ADRIANA DA SILVA PIMENTEL
DATA : 28/04/2025
HORA: 18:30
LOCAL: Híbrida (google Meet), Auditório CEPA,
TÍTULO:

PLANTAS MEDICINAIS E SABERES DE CURA NO ENSINO DE HISTÓRIA: Um catálogo didático para o ensino médio


PALAVRAS-CHAVES:

Consciência Histórico-Ambiental; Plantas medicinais; Saberes de Cura; Agendas Globais; Sacaca; IEPA.


PÁGINAS: 43
RESUMO:

Este estudo tem como objetivo final a construção de um catálogo didático para o ensino de História, que funcione tanto como ferramenta pedagógica quanto como instrumento de fortalecimento dos saberes tradicionais dos moradores do bairro da Fazendinha, em Macapá-AP. O trabalho se fundamenta na execução do Projeto educativo Farmácia Viva, que visa valorizar os conhecimentos das populações tradicionais do Amapá sobre o cultivo e o uso de plantas medicinais, saberes esses transmitidos por meio do diálogo intergeracional. Para tanto, a metodologia deste Trabalho de Conclusão de Mestrado (TCM) está estruturada em duas fases. A fase teórica será dividida em quatro capítulos: o primeiro apresentará o histórico do projeto Farmácia Viva e abordará autores que discutem temas como a construção de uma consciência histórico-ambiental, a relação entre Raimundo dos Santos Souza, o Sacaca e o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (IEPA), além dos saberes e conhecimentos tradicionais dos povos da Amazônia amapaense, as histórias dos antigos, o patrimônio cultural imaterial e os saberes de cura; o segundo capítulo analisará a importância dos conhecimentos dos povos tradicionais da Amazônia para o ensino de História, enfatizando os diálogos intergeracionais e a memória dos mais velhos, com vistas a explorar as novas perspectivas pedagógicas oferecidas pelo Projeto Farmácia Viva. Os capítulos três e quatro serão dedicados, respectivamente, à apresentação e descrição do produto educacional e à exposição dos resultados obtidos por meio da pesquisa, evidenciando as contribuições do estudo para a valorização dos saberes tradicionais e sua aplicação no ensino. No percurso metodológico para a elaboração do catálogo, as ações serão desenvolvidas ao longo da execução do projeto Farmácia Viva durante o ano letivo de 2025, seguindo quatro etapas: uma etapa teórica, que inclui avaliação diagnóstica, aulas expositivas e dialogadas, análise e discussão de textos, e pesquisa sobre plantas de cura; uma etapa prática, que contempla plantios, manutenção do espaço, degustação e oficinas de chás e/ou banhos; a realização de grupos focais, com rodas de conversa entre moradores e estudantes para o registro de relatos de memória; e, por fim, a montagem do catálogo didático, que envolverá a análise, seleção e concepção gráfica dos relatos, em colaboração com os estudantes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2096625 - CARINA SANTOS DE ALMEIDA
Interna - 1170582 - CECILIA MARIA CHAVES BRITO BASTOS
Externo à Instituição - RAIMUNDO ERUNDINO SANTOS DINIZ - UFPA
Notícia cadastrada em: 10/03/2025 10:41
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