ENSINO DE HISTÓRIA E MÚSICA DA CULTURA POP: Um E-book de preparação ao ENEM para pessoas privadas de liberdade.
Música, ensino de História, e-book
Partindo das muitas premissas expressas no texto do comando de uma questão do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM (Brasil, 2024a), que citou um trecho do exto de Bittar (2024), com a execução deste projeto de pesquisa, pretendo analisar a música enquanto elemento da cultura pop no contexto do ensino de História e, considerando as suas potencialidades para a elaboração de um produto educacional de preparação de estudos ao Exame Nacional do Ensino Médio para pessoas privadas de liberdade - ENEM/PPL, na capital do Estado do Amapá.
O foco do estudo delimita-se na análise das questões das Ciências Humanas, a partir da Matriz de Referência do ENEM/PPL no período de 2019 a 2024, considerando a construção do objeto de estudo uma perspectiva interdisciplinar. Assim, este grupo específico de inscritos no ENEM/PPL são pessoas que estão custodiadas no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá - IAPEN e na Coordenadoria da Penitenciária Feminina - COPEF.