A FOTOGRAFIA COMO RECURSO DA EDUCOMUNICAÇÃO NO
ENSINO DE HISTÓRIA
Palavras-chave: Fotografia; Educomunicação; Ensino de História; Amazônia; Decolonial.
RESUMO
Esta pesquisa investiga o uso da fotografia como ferramenta da Educomunicação no ensino de História, analisando seu potencial para fomentar o protagonismo discente e promover uma abordagem decolonial do conhecimento. A pesquisa parte da necessidade de repensar
metodologias tradicionais e questionar a marginalização de narrativas históricas sobre a Amazônia nos materiais didáticos. Fundamentado na Educomunicação, nas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s) e na pedagogia decolonial, o estudo articula teoria e prática em um percurso metodológico dividido em quatro fases. Primeiramente, foi realizado um levantamento bibliográfico. Em seguida, a análise do livro didático Jovens Sapiens teve um papel central, permitindo que os alunos refletissem criticamente sobre a presença e a ausência de representações da Amazônia ao longo dos capítulos que abordam a História do Brasil. Essa etapa, ao evidenciar a invisibilização ou a estereotipação da região,
funcionou como força motriz para a visita ao Museu Sacaca, onde os estudantes puderam produzir suas próprias fotografias e construir narrativas visuais que evidenciam o dinamismo
da sociedade amazônica. Por fim, a criação do álbum Nossos Olhares consolidou o
protagonismo dos alunos, valorizando suas percepções e ampliando as representações históricas sobre a Amazônia. Os resultados demonstram que a fotografia como recurso da
Educomunicação, ao ser integrada ao ensino de História estimula a participação ativa dos estudantes por meio da interação crítica das fotos didáticas e possibilita ressignificações do
passado e do presente, tornando-se um instrumento pedagógico para fortalecer a criticidade dos alunos e romper com abordagens eurocentradas na disciplina.