MULHERES PIONEIRAS NA EDUCAÇÃO DO AMAPÁ: A REPRESENTATIVIDADE FEMININA NO CURRÍCULO DE HISTÓRIA SOB A ÓTICA DA LEI Nº 14.986/20
Ensino de História; Gênero; Currículo; LEI Nº 14.986/20; História Local.
O ensino de história é notadamente marcado pela narrativa masculina dos fatos. Em que pese serem as mulheres figuras predominantes na docência na educação básica, o sistema educacional, no Brasil, alicerça-se sobre pensamentos patriarcais e machistas com raízes na formação da sociedade nacional. Isso porque, com a colonização europeia, a formação social do país se deu com espelhamento das tradições dos colonizadores, nelas inclusas o papel da mulher como agente passivo na construção histórica. Diante da tradicional narrativa da História sob o viés masculino e patriarcal, onde as figuras femininas são silenciadas, importa questionar: Como utilizar a história de mulheres para abordar o ensino de gênero e de história local no currículo? Desse modo objetivamos apresentar produto que promova a inclusão da narrativa de figuras femininas no currículo de história nas escolas estaduais no Amapá. Como objetvos específicos destacamos:
a) Analisar as questões de gênero e de representatividade na BNCC e na história da educação do Amapá;
b) Compreender o ensino de história sob uma perspectiva de gênero com base na Lei nº 14.986/2024;
c) Relacionar a história local e o desenvolvimento do currículo de história;
d) Analisar o currículo de ensino de história na educação básica do Estado do Amapá;
e) Investigar como a didática da história pode ser utilizada para construção do saber histórico escolar a partir da história de figuras femininas.