O USO DAS OBRAS LITERÁRIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COMO POSSIBILIDADE PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA
Ensino de História. Literatura. Racismo. Literatura amapaense.
Construir um ensino antirracista no Brasil, requer o envolvimento de todos que compõem a estrutura educacional desse país. No entanto, é importante que haja uma intervenção efetiva prática por parte do estado, no sentido de criar políticas que atendam as demandas de uma educação voltada para a diversidade racial existente no âmbito escolar. As obras literárias podem representar uma importante ferramenta pedagógica para professor de história discutir na sala de aula a questão racial, que de maneira interdisciplinar pode abordar a história do negro no Brasil através da poesia, contos e crônicas. Assim sendo, partindo da conexão existente entre as disciplinas de História e de Literatura, o referido estudo tem como objetivo identificar as literaturas disponibilizadas pelo MEC para as escolas públicas brasileira e amapaense, que atendem aos Anos Finais do Ensino Fundamental, tomando como ponto de verificação os acervos pertencentes ao PNLD Literário 2020. Da mesma forma, objetiva também a verificação das literaturas regionais, que tratam da história e cultura do negro no Amapá, produzidas por autores amapaenses, levando em consideração a possibilidade de utilizações dessas obras literárias no âmbito escolar local. Para subsidiar essa pesquisa, foi realizado um levantamento de publicações e pesquisas cientificas que tratam sobre as discussões acima. Desta forma, como resultado, o referido estudo identificou que o MEC disponibiliza obras literárias que tratam da história do negro no Brasil, embora seja numa pequena quantidade. Numa abordagem regional, verificou-se que o Estado do Amapá possui autores que abordam a temática negra local, no entanto essas obras não estão disponibilizadas nas escolas amapaenses. Por fim, é importante pensar na utilização dessas literaturas no Ensino de História, dentro de uma perspectiva prática, a partir daí, o estudo apresentará aos professores de História dos Anos Finais do Ensino Fundamental, a proposta pedagógica no formato de um caderno temático, que trará sugestão de utilização das obras literárias que abordam a temática racial no ensino de História, por meio de aulas-oficinas e sequência didática.