Banca de QUALIFICAÇÃO: DANILO DHEYVISON NASCIMENTO PUREZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANILO DHEYVISON NASCIMENTO PUREZA
DATA: 22/10/2018
HORA: 09:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO CEPA/UNIFAP
TÍTULO:

Avaliação da citotoxicidade, genotoxicidade e antigenotoxicidade do ácido elágico nanoencapsulado em eritrócitos policromáticos de camundongos Swiss.


PALAVRAS-CHAVES:

Ácido elágico; Genotoxicidade; Micronúcleo; Nanoencapsulução.


PÁGINAS: 26
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO:

O ácido elágico é um fitoquímico fenólico de ocorrência natural pertencente ao grupo dos elagitaninos (ET), que por sua vez pertencem ao grupo de taninos hidrolisáveis dos polifenóis.  O ácido elágico pode ser encontrado em plantas em sua forma livre, ou na forma de elagitaninos, e na membrana celular. Possui uma grande variedade de efeitos biológicos, como: atividade antimutagênica, antioxidante, anti-inflamatória, anti-câncer, antiviral, antibacteriana. Tendo como base as atividades biológicas comprovadas o presente trabalho tem como objetivo avaliar o potencial citotóxico, genotóxico e antigenotóxico do Ácido Elágico nanoencapsulado, nanocapsulas com ausência do metabólito e ácido elágico em solução em eritrócitos policromáticos de camundongos Swiss. Será realizado o teste de micronúcleo para avaliar os possíveis efeitos genotóxicos e antigenotóxicos em células do sangue periférico e medula óssea de camundongos Swiss machos provenientes do Biotério da Universidade Estadual de Campinas. Os grupos para avaliação genotóxica serão tratados com nanocapsulas contendo 450 µg/ml de ácido elágico; nanocapsulas com ausência do metabólito e ácido elágico em solução a 450 µg/ml. Será realizado o cálculo para determinar o volume da concentração a ser ingerida conforme o peso corpóreo, as amostras do sangue perifericos serão coletadas 24 e 48 horas e 21 dias após o tratamento. Para o efeito antigenotóxico os animais serão tratados com as concentrações pré-estabelicidas, seguida de injeção intraperitoneal de doxorrubicina - DXR (15 mg/kg p. c.) em 0,3 mL. Espera-se que os resultados produzidos nesta pesquisa colaborem no sentido de auxiliar a população na utilização de produtos naturais a base do Ácido Elágico nanoencapsulado de uma forma segura, além de contribuir na construção do conhecimento para amplas aplicações dos mesmos na indústria local, nacional e internacional.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2356026 - ALESSANDRA AZEVEDO DO NASCIMENTO
Interno - 1808315 - CLARISSA SILVA LIMA
Presidente - 2988836 - MOACIR DE AZEVEDO BENTES MONTEIRO NETO
Notícia cadastrada em: 18/10/2018 10:39
SIGAA | Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI-UNIFAP) - (096)3312-1733 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa02.server04