Banca de QUALIFICAÇÃO: LETICIA DE OLIVEIRA MACHADO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LETICIA DE OLIVEIRA MACHADO
DATA: 23/10/2021
HORA: 15:00
LOCAL: Sala 6 - Bloco de Farmácia
TÍTULO:

DESENVOLVIMENTO DE FORMULAÇÕES SEMI-SÓLIDAS CONTENDO ÓLEO DE Copaifera reticulata Ducke (COPAÍBA) COMO REPELENTE E INSETICIDA PARA BARATAS DA ESPÉCIE Periplaneta americana Linnaeus (BARATA DOMÉSTICA)


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-Chave: Copaifera reticulata; Periplaneta americana; formulações semissólidas; Atividade repelente; atividade biocida.


PÁGINAS: 30
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO:

Introdução: As pragas urbanas são uns dos maiores problemas de saúde pública nas cidades, principalmente nos países em desenvolvimento, que se disseminam devido o saneamento básico precário ou inexistente e o descarte inadequado de resíduos domésticos. Um dos recursos utilizados nesse controle é a aplicação de inseticidas, porém a utilização desenfreada dessas substâncias a médio e longo prazo pode causar contaminação ambiental e do manipulador. Por esse motivo, vem crescendo o estudo com plantas com atividade repelente e inseticida. Dentre as espécies estudadas para esse fim, se destacam as espécies do gênero Copaifera, uma planta cujo óleo tem inúmeras propriedades, inclusive, atividade repelente contra insetos. Objetivo: Assim, o objetivo foi desenvolver formulações semissólidas contendo óleo de Copaifera reticulata como repelente e inseticida para baratas da espécie Periplaneta americana. Material e Métodos: Foram desenvolvidas duas formulações semissólidas com 10% de óleo de C. reticulata com diferentes polaridades, uma à base de lanolina e outra à base de PEG. Testes de atividades repelentes e biocidas foram realizados para avaliar e melhorar a nutrição. Análises reológicas e de perfil de textura das formulações também foram realizadas.Resultados e discussão: Comparando a viscosidade apresentada pelas duas formulações testadas, percebe-se que a formulação 2 apresentou maior viscosidade (3885,53 Pa/s) se comparado a formulação 1 (2556,79 Pa/s). Após a APT a formulação 1 apresentou baixa dureza e compressibilidade e alta adesividade e coesividade, enquanto isso a formulação 2 apresentou todos os parâmetros altos. Observou-se que o Índice de preferência (IP) da formulação 1 foi de -0,69, e da formulação 2 foi de -1,00, demonstrando que ambas as formulações apresentaram atividade repelente. Entretanto, a formulação 2 demonstrou melhor atividade repelente. Após o período de exposição das baratas às formulações, não foi observado morte de nenhum dos insetos, também não houve morte nas 72h após o experimento, não havendo atividade inseticida.Conclusões: Ambas as formulações
estudados se mostraram promissoras no combate a P. americana, tendo a formulação 2 apresentado melhor atividade e melhores caracteristicas de textura e reologia, embora ainda seja necessário adequações, visando otimizar ainda mais o efeito e o aspecto da formulação.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1859480 - LILIAN GRACE DA SILVA SOLON
Presidente - 2070112 - MADSON RALIDE FONSECA GOMES
Externo ao Programa - 2988905 - MAYARA AMORAS TELES FUJISHIMA
Notícia cadastrada em: 14/09/2021 16:49
SIGAA | Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI-UNIFAP) - (096)3312-1733 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa02.server04