AVALIAÇÃO DO SERVIÇO DE REFERÊNCIA AS PESSOAS VIVENDO
COM HIV ATENDIDAS NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE Da UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
Avaliação do Serviço de Referência, Unidade básica de Saúde.
Serviços de Saúde. HIV, Satisfação.
A satisfação dos usuários é um fator que favorece a adesão ao tratamento e fortalece
a criação de vínculo e condições para estabelecer melhor relação entre o paciente e
a equipe de saúde. Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa é avaliar o serviço de
referência das pessoas vivendo com HIV na unidade básica de saúde da Universidade
Federal do Amapá após 1 ano e 7 meses de implantação. Trata-se de estudo
descritivo com abordagem quantitativa. Para a coleta de dados foi utilizado os
prontuários das pessoas vivendo com HIV, após foi utilizado o software Statistical
Package for the Social Science (SPSS - versão 21.0) para tratamento estatístico. A
satisfação do usuário foi medida por um questionário composto de dezesseis questões
referentes a distintos aspectos relacionados a UBS, sendo medida por uma escala
Likert de 5 itens: (1) Muito insatisfeito, (2) Insatisfeito, (3) Indiferente (nem satisfeito e
nem insatisfeito), (4) satisfeito e (5) muito satisfeito. Para a análise, os resultados
foram agrupados em duas classificações, sendo "satisfeito", quando referido "muito
satisfeito" ou "satisfeito", e "insatisfeito" quando referido algum dos demais itens.
Teste Qui-quadrado de homogeneidade foi empregado para a comparação entre a
proporção de PVHIV satisfeitos que atribuíram baixo e alto escore aos serviços
ofertados. Foi adotado o nível de significância de 5% para todos os testes realizados.
Dentre os resultados, quanto ao perfil sociodemográfico dos participantes houve
predomínio de homens, adultos, em idade economicamente ativa, pardos, solteiros,
com escolaridade de nível superior. Houve significância estatística para todas as
variáveis em análise (p-valor < 0,05). No que tange, a satisfação dos usuários quanto
aos serviços prestados pela UBS, os mesmos foram avaliados positivamente de forma
geral. Observou-se diferença significativa nas 16 variáveis que refletem a satisfação,
demonstrando sempre maior satisfação nos usuários que classificaram o seu serviço
como de alto escore (p < 0,000). Embora todos os aspectos tenham sido bem
avaliados nos serviços de alto escore, destacam-se os aspectos relacionados relação
profissionais-pacientes. Os itens com maior grau de satisfação foram o respeito como
é tratado, aprofundamento dos profissionais sobre o tratamento, facilidade no
agendamento das próximas consultas e satisfação geral da experiência e o ato de
recomendar a UBS para outras pessoas. Já os aspectos relacionados ao
funcionamento do serviço da UBS, como o tempo dispendido para a consulta,
privacidade durante a consulta, disponibilidade de horários adequados para a consulta
e conveniência da localização da UBS, apresentaram os percentuais mais baixos de
grau de satisfação. Diante de tais achados, torna-se urgente a necessidade de
considerar as múltiplas dimensões no enfrentamento da epidemia da AIDS, que deve
ter como base a constituição de planos de terapêuticos singulares e coerentes com
as reais necessidades e demandas apresentada pelos sujeitos que vivem com a
doença. Conclui-se, portanto, que a satisfação na totalidade dos aspectos
investigados pode estar vinculada aos indicadores de qualidade dos serviços
prestados, tornando-se necessário explorá-los em outros contextos e, assim,
contribuir para a integralidade do cuidado desta população.
Palavras-chaves: Avaliação do Serviço de Referência, Unidade básica de Saúde.
Serviços de Saúde. HIV, Satisfação.