Banca de DEFESA: GEOVANE VANZELER MELONIO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GEOVANE VANZELER MELONIO
DATA : 20/05/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Bloco K, sala K2
TÍTULO:

ADAPTAÇÕES TECNOLÓGICAS EM ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS NO ESTADO DO AMAPÁ


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: educação brasileira; recursos


PÁGINAS: 91
RESUMO:

A pandemia de Covid-19 ocasionou grandes impactos e transformações em todos os setores da
sociedade, e em particular na educação brasileira a sua ação foi muito forte, principalmente
devido à falta de estrutura das instituições de ensino, assim como as condições socioeconômicas
dos alunos para acompanhar a nova situação de ensino online e isso ocasionou um descompasso
no processo ensino-aprendizagem ficando ainda mais evidente os problemas ocorrentes nesse
processo. No Estado do Amapá, medidas foram tomadas para mitigar os impactos na educação,
estabelecendo diretrizes para a reorganização do ensino durante a pandemia. Recursos
tecnológicos foram amplamente utilizados, incluindo vídeo/aulas, e ensino remoto, além de
plataformas virtuais e até mesmo redes sociais, para viabilizar atividades não presenciais.
Salienta-se que o acesso à Internet no Amapá passou por avanços, especialmente com a
ampliação das redes de fibra óptica e iniciativas governamentais, como o projeto Norte
Conectado, além de novos provedores de Internet, tornando a abrangência do sinal de qualidade
uma realidade. No entanto, desafios persistem, especialmente em áreas rurais e de ressaca no
Amapá, onde a infraestrutura ainda é limitada. Dessa forma a proposição tem como objetivo
averiguar os impactos ocasionados face à pandemia do novo coronavírus, no que concerne às
adaptações tecnológicas das escolas de ensino médio no Estado do Amapá. O estudo de caráter
exploratório-descritivo, através da pesquisa bibliográfica e documental existentes, demonstram
como as escolas se adequaram ao cenário ocasionado pelo novo coronavírus, compartilhando
experiências e pesquisas que ampliam as observações sobre os componentes dos processos
educacionais. Através dessa análise pode-se ter um panorama das estratégias adotadas pelas
escolas, e a partir deste diagnóstico apontar aquelas que foram bem-sucedidas e que podem ser
externalizadas a outras unidades educacionais e, para aquelas que não foram exitosas, apontar
os entraves para tais oferecendo assim um diagnóstico situacional que possa servir de base para
possíveis estratégias de melhoria do processo ensino-aprendizagem.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FRANCISCO DE OLIVEIRA CRUZ JUNIOR - UNIFAP
Interno - 2281459 - GALDINO XAVIER DE PAULA FILHO
Presidente - ***.897.002-** - RAULLYAN BORJA LIMA E SILVA - UNIFAP
Notícia cadastrada em: 07/05/2025 12:27
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