Estudo da atuação dos egressos da Escola Família Agroextrativista do Carvão e suas contribuições para as ações de desenvolvimento local
Agricultura familiar, agroextrativismo, juventude rural, educação do campo, Amapá.
As EFAs estão implantadas no estado do Amapá há pelo menos três décadas, estas surgiram com a intenção de sanar uma lacuna de formação para jovens rurais no estado e ao mesmo tempo, proporcionar a estes uma formação diferenciada, que possibilitasse torna-los agentes de desenvolvimento local. Na atualidade existem cinco unidades destas em funcionamento no estado, sendo que dezenas, talvez milhares de jovens já foram formados em várias modalidades de formação nestas unidades. Nesse sentido, pergunta-se onde estão esses jovens e o que eles estão fazendo? A proposta de formação está se efetivando por meio da formação destes jovens? Considerando estas perguntas, o presente estudo seleciona uma unidade de formação, a Escola Família Agroextrativista do Carvão, fará um levantamento do número de egressos, do perfil formativo destes, das diversas áreas de atuação, e dos espaços territoriais ode estes atuam. O levantamento de informações ocorrerá por meio de questionários semiestruturados, e a análise dos dados ocorrerá por meio de estatística descritiva. O estudo está submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, de modo que todos os participantes da pesquisa poderão participar do estudo de forma voluntária por meio do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Espera-se com a realização do presente estudo colaborar com os indicadores das ações de educação do campo, analisar a importância das EFAs no estado do Amapá e oferecer possíveis informações para as politicas de desenvolvimento rural sustentável por meio de processos formativos da juventude rural.