A questão ambiental no ensino da UNIFAP: contribuições e perspectivas para o enfrentamento de desafios
Amazônia; educação ambiental; formação ambiental; questão ambiental; universidade
A questão ambiental constitui um dos mais complexos e urgentes desafios da humanidade e do planeta, que convoca a repensar e reinventar modos de produzir, consumir e existir em escala planetária. Torna-se imperativo um modelo de desenvolvimento que considere as peculiaridades e demandas regionais e locais da Amazônia, tendo as instituições públicas papel estratégico no processo de planejamento e execução de novas formas de pensar e agir. Assim, optou-se nesta pesquisa pela temática da questão ambiental na universidade, onde se evidencia que esta instituição pode contribuir com o desenvolvimento de profissionais e cidadãos mais capacitados e comprometidos com o enfrentamento dos desafios ambientais. O objetivo é analisar como a questão ambiental é incorporada em documentos basilares que regem o ensino de graduação da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e quais os possíveis reflexos dessa abordagem na formação profissional e cidadã dos estudantes. Trata-se de uma pesquisa exploratória-descritiva e documental, onde se levantou dados de documentos, como o Projeto Pedagógico Institucional (PPI), Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), resoluções normativas, Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) e Planos de Desenvolvimento de Pessoas. Os dados foram analisados à luz da Educação Ambiental Crítica, de documentos que regem políticas públicas nacionais, como a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (DCNEA), e das dimensões e indicadores da metodologia MonitoraEA. Os resultados evidenciam uma incipiente incorporação da questão ambiental nos documentos que regem as políticas institucionais e os processos formativos, apontando para a ausência de uma política institucional de EA e a necessidade de estruturação da formação ambiental com base em diretrizes e ações estruturantes, visando posicionar a universidade enquanto ator estratégico na formação de profissionais e cidadãos preparados para o enfrentamento dos desafios socioambientais e para a construção de sociedades justas e sustentáveis.