Dissertações/Teses

Clique aqui para acessar os arquivos diretamente da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFAP

2024
Dissertações
1
  • SUELLEN DOS SANTOS CRUZ
  • Construção e validação de um website sobre deficiência intelectual como suporte à formação continuada de professores do ensino fundamental II.

  • Orientador : KARILANE MARIA SILVINO RODRIGUES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES
  • KARILANE MARIA SILVINO RODRIGUES
  • LUIS ALEXANDRE LEMOS COSTA
  • SELMA GOMES DA SILVA
  • Data: 23/10/2024

  • Mostrar Resumo
  • A presente pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva – PROFEI, da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP e está inserida na Linha de Pesquisa Práticas e Processos Formativos de Educadores para a Educação Inclusiva. Dados estaduais do Amapá, em 2020, apontaram 2.971 alunos deficientes intelectuais (DI) matriculados nas escolas públicas estaduais. Diante dos números, é imperiosa uma pesquisa que ajude o professor a lidar com esse tipo de deficiência e sobretudo proponha uma formação específica na área da inclusão de alunos DI. Em face às múltiplas realidades educacionais do Brasil, questiona-se: qual o conteúdo ideal para uma tecnologia digital de apoio à formação continuada de professores de escolares DI? A referente pesquisa é do tipo tecnológica, pois empregará não só pressupostos da pesquisa científica, bem como terá o objetivo de construir um produto educacional. A pesquisa aborda o Design Educacional Modelo ADDIE e conta com três fases, que são: Análise, Design e Desenvolvimento, Implementação e Avaliação. Para a fase de Análise, foram selecionados 100 (cem) estudos para compor a revisão da literatura e foram obtidos 10 (dez) conteúdos para serem utilizados no website, se selecionados por docentes das instituições coparticipantes. Os resultados desta fase comprovam quanto aos tipos de estudo, os artigos científicos são a principal fonte de publicação sobre DI, 56%, seguido de dissertação 24%, de produto educacional 9%, de monografia de especialização 7% e de tese 4%. Os anos dos trabalhos selecionados foram de 2008 a 2023, somente aqueles publicados após o marco da aprovação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva- PNEE. A seleção dos conteúdos para o website, na revisão de literatura, passou pelas fases da Análise de Conteúdo, que se estrutura em três: 1) pré-análise; 2) exploração do material, categorização ou codificação e 3) tratamento dos resultados, inferências e interpretação. Os conteúdos selecionados dos estudos foram: “Estratégias e metodologias de ensino para estudantes DI” (26%), seguido de “Diferenciação curricular” (16%), “Ensino colaborativo” (11%),  “Conceitos da deficiência intelectual e características da pessoa DI” (9%),  “Avaliação” (8%), “A importância da família para a aprendizagem do aluno DI” (7%), “Socioemocional e problemas ligados a estudantes DI” (7%), “História e políticas públicas do público-alvo da educação inclusiva” (6%), “DUA” (5%), “Tecnologia Assistiva” (5%). Nesse sentido, considera-se, enquanto produto educacional, a criação de um website voltado para a formação docente. O website será finalizado após conclusão de todas as etapas desta pesquisa.


  • Mostrar Abstract
  • .

2
  • JUCIRENE ABREU DOS SANTOS
  •  

    Educação Inclusiva, Altas Habilidades e Superdotação, Formação Continuada, Gamificação e Kahoot.

     

    Inclusive Education, High Ability and Giftedness, Continuing Education, Gamification and Kahoot.

     

  • Orientador : ELANE DE NAZARE MAGNO FERREIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ELANE DE NAZARE MAGNO FERREIRA
  • IVONE ANTONIA DA SILVA
  • JANIELLE DA SILVA MELO
  • SELMA GOMES DA SILVA
  • Data: 23/10/2024

  • Mostrar Resumo
  • A presente pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva (PROFEI) da Universidade de Federal de Macapá (UNIFAP), integra a Linha de Pesquisa Inovação e Tecnologia Assistiva e tem como título “Formação docente para o uso do Kahoot!, como estratégia de gamificação para Altas Habilidades e Superdotação”, a proposta desta pesquisa foi desenvolver uma formação docente aos professores do atendimento educacional especializado/ AEE, em Altas Habilidades e Superdotação/AHSD, Macapá – Amapá. A pesquisa, de caráter exploratório e quali-quantitativo, também conhecida como qualiquantitativa ou mista. Segundo Souza e Kerbauy (2017), essa abordagem busca unir elementos quantitativos e qualitativos para compreender melhor um determinado fenômeno. Isso significa que não se limita apenas à análise de dados numéricos, mas também considera a percepção, opiniões e experiências dos sujeitos envolvidos. A pesquisa envolveu oito professores que participaram de uma formação presencial no CAAH/S. A metodologia incluiu questionários sociodemográficos e entrevistas semiestruturadas, cujas respostas foram organizadas pelo método do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) e analisadas através da Análise de Conteúdo, na modalidade Temática (AT). A pesquisa buscou responder se o Kahoot!, enquanto ferramenta de gamificação, pode contribuir para a inclusão de alunos com AH/SD, aprimorando o processo de ensino-aprendizagem e se os professores estão preparados para utilizar tais estratégias. Como resultado prático, foi desenvolvida uma cartilha educacional, visando auxiliar outros docentes no uso do Kahoot! em suas práticas pedagógicas, com foco em aulas mais atrativas e inovadoras. A pesquisa evidenciou a importância da formação docente para o uso eficaz de ferramentas de gamificação na educação inclusiva, com o objetivo de proporcionar uma educação mais igualitária e inclusiva para alunos com altas habilidades.


  • Mostrar Abstract
  • This research, carried out as part of the Postgraduate Programme in Inclusive Education (PROFEI) at the Federal University of Macapá (UNIFAP), is part of the Innovation and Assistive Technology Research Line and is entitled ‘Teacher training for the use of Kahoot! as a gamification strategy for High Ability and Giftedness’. The purpose of this research was to develop teacher training for teachers of specialised educational care in High Ability and Giftedness/AHSD, Macapá - Amapá. The research was exploratory and qualitative-quantitative, also known as qualitative-quantitative or mixed. According to Souza and Kerbauy (2017), this approach seeks to combine quantitative and qualitative elements to better understand a given phenomenon. This means that it is not just limited to analysing numerical data, but also considers the perception, opinions and experiences of the subjects involved. The research involved eight teachers who took part in face-to-face training at CAAH/S. The methodology included socio-demographic questionnaires and semi-structured interviews, the answers to which were organised using the Collective Subject Discourse (CSD) method and analysed using Thematic Content Analysis (TA). The research sought to answer whether Kahoot!, as a gamification tool, can contribute to the inclusion of students with AH/SD, improving the teaching-learning process and whether teachers are prepared to use such strategies. As a practical result, an educational booklet was developed to help other teachers use Kahoot! in their teaching practices, with a focus on more attractive and innovative lessons. The research highlighted the importance of teacher training for the effective use of gamification tools in inclusive education, with the aim of providing a more equal and inclusive education for students with high abilities.

3
  • NUBIA XAVIER DA SILVA
  •  

    Podcast na formação docente: a transposição didática de termos médicos sobre baixa visão para profissionais da educação básica

  • Orientador : LUIS ALEXANDRE LEMOS COSTA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • KARILANE MARIA SILVINO RODRIGUES
  • LUIS ALEXANDRE LEMOS COSTA
  • MAURO GUTERRES BARBOSA
  • SELMA GOMES DA SILVA
  • Data: 25/10/2024

  • Mostrar Resumo
  • O tema “podcast na formação docente: a transposição didática de termos médicos sobre baixa visão para profissionais da educação básica”, foi escolhido após indagações se e quais meios os professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), utilizam para transformar o conhecimento científico (termos médicos oftalmológicos) em conhecimento didático? Uma formação sobre a temática de baixa visão fornecerá subsídios aos professores do AEE para que façam a transposição didática (transformação do conhecimento científico para o conhecimento didático) de termos médicos relacionados à essa especificidade visual? Com a formação, sobre os termos médicos relacionados a baixa visão, os professores farão a adaptação e/ou adequação de materiais e recursos pedagógicos para alunos com baixa visão de acordo com suas condições visuais? Diante dessas questões de pesquisa definiu-se como objetivo principal promover formação continuada para professores do AEE, que os qualifique a compreender os termos médicos sobre baixa visão, e assim possam refletir sobre sua prática, adequando materiais e estratégias de acordo com especificidade visual de cada aluno. Para se obter os dados desta pesquisa foram realizadas rodas de conversas e o tratamento de dados baseou-se na análise de conteúdo, de acordo com Bardin. Como resultado das rodas de conversa foi criado um podcast intitulado “Baixa Visão não é cegueira”, onde foram compartilhadas informações e orientações sobre como o professor do AEE pode entender as especificidades da funcionalidade visual e melhor aproveitar os resíduos visuais do aluno com baixa visão.


  • Mostrar Abstract
  • The theme "podcast in teacher training: the didactic transposition of medical terms on low vision for professionals of basic education", was chosen after inquiries whether and what means the teachers of Specialized Educational Service (AEE), use to transform scientific knowledge (ophthalmological medical terms) in didactic knowledge? A training on the subject of low vision will provide subsidies to teachers to make the didactic transposition (transformation of scientific knowledge to didactic knowledge) of medical terms related to this visual specificity? With the training, on medical terms related to low vision, teachers will adapt and/ or adapt teaching materials and resources for students with low vision according to their visual conditions? In view of these research questions, the main objective was to promote continuing education for teachers care, that qualifies them to understand medical terms about low vision, and so can reflect on their practice, adapting materials and strategies according to the visual specificity of each student. To obtain the data of this research were carried out conversation wheels and the data processing was based on content analysis, according to Bardin. As a result of the conversation wheels, a podcast entitled "Low Vision is not blindness" was created, where information and guidance on how the teacher can understand the specificities of visual functionality and better take advantage of the visual waste of the low vision student was shared.

4
  • CLAUDIA SOLANGE SANTOS E SILVA
  •  

    O USO DE RECURSOS DE BAIXA TECNOLOGIA ASSISTIVA NO ENSINO DE CRIANÇAS COM  TEA:RESSIGNIFICANDOPRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM UMA CRECHE NO MUNICÍPIO DE MACAPÁ-AP


  • Orientador : JANIELLE DA SILVA MELO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DENISE SILVA
  • ELANE DE NAZARE MAGNO FERREIRA
  • JANIELLE DA SILVA MELO
  • SELMA GOMES DA SILVA
  • Data: 25/10/2024

  • Mostrar Resumo
  •  

    A presente pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva da Universidade Federal do Amapá, Macapá, intitulada como “O uso de recursos de baixa tecnologia assistiva no ensino de crianças com TEA: ressignificando práticas pedagógicas em uma creche no município de Macapá-AP”. Trata-se de uma pesquisa-ação de caráter qualitativo de natureza aplicada que partiu da questão-foco: Como a aplicabilidade de uma oficina pedagógica pode contribuir para a formação continuada de docentes na educação infantil integrando a CAA nas práticas inclusivas de crianças com TEA? Fundamentada em realidade fática dos docentes público-alvo da investigação, em observações e práticas-pedagógicas, bem como no reconhecimento de lacunas na formação docente na área da educação especial na perspectiva inclusiva. Assim, como objetivo geral foi proposto a formação continuada através de uma oficina pedagógica para professores integrando a Comunicação Aumentativa e Alternativa-CAA e especificidades das crianças com TEA. Para a coleta de dados foram realizados os procedimentos de pesquisa bibliográfica e utilização de dois questionários. O primeiro instrumento foi utilizado com foco no diagnóstico da investigação e o segundo na avaliação da proposta de formação que usou como parâmetro a escala Likert. Após a coleta, o banco de dados foi analisado no programa Jamovi, versão 2.3 os quais foram descritos em formato de tabelas. Desse modo, foi executado como produto educacional a oficina pedagógica “O Uso de Recursos de Baixa Tecnologia Assistiva no Ensino de Crianças com TEA”, tendo como objetivos aplicar a metodologia da oficina pedagógica, a fim de possibilitar a formação continuada de docentes fundamentada na teoria e prática da produção de recursos de Comunicação Aumentativa Alternativa no contexto infantil como alternativa para ressignificar práticas educacionais, a validação da proposta e por fim, a criação de um segundo produto educacional que trata-se do caderno pedagógico disponível digital e impresso para subsidiar o trabalho docente com estratégias para a efetiva inclusão de crianças com TEA . O campo de aplicação do produto foi uma creche municipal, situada na zona urbana da capital Macapá, Amapá. Diante do exposto, considerando os resultados da pesquisa, foi relevante a aplicação do produto educacional aos docentes pois os participantes demonstraram interesse em aprofundar a temática e ao mesmo tempo ressignificaram suas práticas bem como o aperfeiçoamento do seu potencial e habilidades no fazer pedagógico. 

     


  • Mostrar Abstract
  •  

    This research was developed within the scope of the Postgraduate Program in Inclusive Education of the Professional Master's Degree in Inclusive Education at the Federal University of Amapá, Macapá, entitled “The use of low-technology assistive resources in teaching children with ASD: reframing practices pedagogical activities in a daycare center in the city of Macapá-AP”. This is a qualitative research of an applied nature that started with the focus question: How can the applicability of a pedagogical workshop contribute to the continued training of teachers in early childhood education by integrating AAC into inclusive practices for children with ASD? Based on the factual reality of teachers who are the target audience for the investigation, on observations and pedagogical practices, as well as on the recognition of gaps in teacher training in the area of special education from an inclusive perspective. Thus, as a general objective, continued training was proposed through a pedagogical workshop for teachers and pedagogical coordination integrating Augmentative Alternative Communication-AAC and specificities of children with ASD. For data collection, bibliographical research procedures and the use of two questionnaires were carried out. The first instrument was used to focus on the diagnosis of the investigation and the second on the evaluation of the training proposal that used the Likert scale as a parameter. After collection, the database was analyzed using the Jamovi program, version 2.3, which were described in percentages and in table format. In this way, the pedagogical workshop “The Use of Low Assistive Technology Resources in Teaching Children with ASD” was carried out as an educational product, with the objectives of applying the methodology of the pedagogical workshop, in order to enable the continued training of teachers based on the theory and practice of producing Augmentative Alternative Communication resources in the children's context as an alternative to re-signify educational practices, validation of the proposal and finally, the creation of a second educational product which is the training bulletin available digitally and in print to support the work teacher with strategies for the inclusion of children with ASD. The product's field of application was a municipal daycare center, located in the urban area of the capital Macapá, Amapá. In view of the above, considering the results of the research, the application of the educational product to teachers and pedagogical coordination was relevant, as the participants demonstrated an interest in delving deeper into the topic and at the same time gave new meaning to their practices as well as improving their potential and skills in doing so. pedagogical.

5
  • MARCIA CRISTINA DA CONCEIÇÃO SANTOS OLIVEIRA
  •  

     

    Atendimento Educacional Especializado: Articulação pedagógica da escola estadual quilombola Lagoa dos Índios, na Amazônia Amapaense

  • Orientador : MARIA DO CARMO LOBATO DA SILVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MARIA DO CARMO LOBATO DA SILVA
  • RONALDO MANASSES RODRIGUES CAMPOS
  • SELMA GOMES DA SILVA
  • WASHINGTON CESAR SHOITI NOZU
  • Data: 28/10/2024

  • Mostrar Resumo
  • A referida pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva – PROFEI da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP, inserida na linha de pesquisa Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. O citado trabalho teve como objetivo geral analisar a organização e funcionamento do Atendimento Educacional Especializado em uma Escola Quilombola do município de Macapá-AP. Como objetivos específicos: analisar o PPP da escola, considerando a especificidade da escola quilombola e o público da educação especial, analisar as estratégias de atendimento que as professoras do AEE utilizam para contribuir com a acessibilidade pedagógica; compreender, a partir das narrativas das professoras da classe regular e do AEE, as ações pedagógicas desenvolvidas. Como instrumento de coleta de dados, foi aplicada entrevista semiestruturada e observação do contexto escolar, com registro por meio de diário de bordo. Configurou-se um estudo qualitativo, em que fizeram parte da pesquisa 02 professoras do AEE e 05 professoras da classe regular. Quanto ao tratamento dos dados, estes foram tratados por meio do método de análise de conteúdo, que permitiu compreender significados construídos a partir de um conjunto de textos. A pesquisa pôde contribuir com a comunidade escolar quilombola, tão rica de significados, porém, tão carente de olhar mais atento quanto a aplicabilidade das políticas públicas; a mesma trouxe como resultado a importância de a escola Quilombola apropriar-se de seus direitos, as professoras usufruírem de formação continuada, um PPP que legitimasse as ações inclusivas da escola e elaboração do PEI. A escola quilombola, com seus direitos pouco respeitados e com um legado cultural significativo, relaciona-se com a tradição centenária de um povo ávido de desenvolvimento social e cultural. A pesquisa promoveu reflexões quanto ao AEE e possibilitou uma reconexão com o fazer pedagógico em contextos quilombolas, além de mostrar a importância da Educação Especial como uma modalidade de educação que busca consolidar o direito dos estudantes público da educação especial, na interface com a educação escolar quilombola, promovendo sua emancipação e acessibilidade nos sistemas de ensino, em diferentes realidades socioculturais, realidade essa retratada no Produto Educacional “Guia de Orientação de Práticas Pedagógicas Inclusivas para Docentes da Escola Quilombola”, material didático que se configurou em um produto de apoio/suporte com fins didáticos na mediação dos processos de ensino e aprendizagem de estudantes público da educação especial na Escola Quilombola Lagoa dos Índios, com o ritmo e a cor da cultura do quilombo.


  • Mostrar Abstract
  • This research was carried out as part of the Postgraduate Program in Inclusive Education - PROFEI at the Federal University of Amapá - UNIFAP, within the research line Special Education from the Perspective of Inclusive Education. The general objective of this study was to analyze the organization and functioning of Specialized Educational Assistance in a Quilombola School in the municipality of Macapá-AP. The specific objectives were: to analyze the school's PPP, taking into account the specific nature of the Quilombola school and the special education public; to analyze the care strategies that the ESA teachers use to contribute to pedagogical accessibility; and to understand, based on the narratives of the regular class and ESA teachers, the pedagogical actions developed. The data collection instrument used was a semi-structured interview and observation of the school context, recorded in a logbook. This was a qualitative study and included 02 ESA teachers and 05 mainstream teachers. The data was processed using the content analysis method, which made it possible to understand the meanings constructed from a set of texts. The research was able to contribute to the Quilombola school community, which is so rich in meanings, but so lacking in a more attentive look at the applicability of public policies. As a result, it highlighted the importance of the Quilombola school taking ownership of its rights, teachers benefiting from ongoing training, a PPP that legitimizes the school's inclusive actions and the preparation of the IEP. The Quilombola school, with its rights barely respected and with a significant cultural legacy, relates to the centuries-old tradition of a people eager for social and cultural development. The research promoted reflections on SEL, and enabled a reconnection with pedagogical practice in quilombola contexts, as well as showing the importance of Special Education as a type of education that seeks to consolidate the rights of public special education students, at the interface with quilombola school education, promoting their emancipation and accessibility in education systems, in different socio-cultural realities, This reality is portrayed in the Educational Product "Guidance Guide for Inclusive Pedagogical Practices for Teachers at the Quilombola School", a didactic material, which was configured as a support product for didactic purposes in the mediation of the teaching and learning processes of public special education students at the Lagoa dos Índios Quilombola School, with the rhythm and color of the quilombo culture.

6
  • ISETE DA SILVA SOUSA
  •  

    DIÁLOGOS SEM BARREIRAS: Comunicação Aumentativa e alternativa no processo de inclusão de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo

     

  • Orientador : RAFAEL PONTES LIMA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CLAUDIONOR DE OLIVEIRA PASTANA
  • MARTHA CHRISTINA FERREIRA ZONI DO NASCIMENTO
  • RAFAEL PONTES LIMA
  • SIMONE DE ALMEIDA DELPHIM LEAL
  • Data: 30/10/2024

  • Mostrar Resumo
  • A presente pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Profissional em Inclusiva/PROFEI da Universidade Federal do Amapá, inserida na linha de pesquisa Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva. O público alvo foram acadêmicos da Universidade Estadual do Amapá. O objetivo foi avaliar a eficácia de um programa de formação sobre Tecnologia Assistiva de Comunicação Aumentativa e Alternativa para o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades de inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista em futuros professores. O programa de formação teve como objetivo proporcionar conhecimentos sobre a importância da utilização da Comunicação Aumentativa e Alternativa no processo de inclusão de alunos com TEA. Dentre os objetivos específicos, planejou-se um workshop sobre CAA no contexto da tecnologia assistiva, desenvolveu-se um curso online sobre o uso da CAA para a inclusão de alunos com TEA e capacitar acadêmicos a atuarem como mediadores da comunicação de crianças com TEA. Pretendeu-se também avaliar os resultados dos cursos para difundir a abordagem no meio acadêmico. As ações incluíram a construção de um workshop sobre CAA como tecnologia assistiva, uma oficina de confecção de recursos de CAA e um curso online sobre o uso da CAA para inclusão de alunos com TEA.O estudo adotou o método de pesquisa qualitativa, métodos descritivo e exploratório, por meio de pesquisa-ação. Os resultados obtidos permitiram analisar que a hipótese inicial foi confirmada, ou seja, o produto mostrou-se efetivo para ampliar significativamente os conhecimentos dos participantes, sanando lacunas identificadas inicialmente. Os questionários pré e pós-teste indicaram evolução no nível de conhecimento sobre comunicação aumentativa e alternativa e inclusão.


  • Mostrar Abstract
  • This research was developed in the inclusive Education Postgraduate Program at the Federal University of Amapá, TechnologicalInnovation and Assistive Technology line of research. The target audience were academics from a public university from Amapá state (Universidade Estadual do Amapá). The objective was evaluating the effectiveness of a training program about Assistive Technology for Augmentative and Alternative Communication for the development of knowledge and skills, in future teachers, in order to improve inclusive of students with Autism Spectrum Disorder. The training program aimed to provide knowledge about the importance of using Augmentative andAlternative Communication in the inclusion process of students with ASD. Among the specific objectives, a workshop about AAC was planned in the context of assistive technology, and an online course was developed using AAC with the aim of including students with ASD and training undergraduate students to act as mediators of communication for children with ASD. It also intended to evaluate the results of the courses to disseminate the approach in the graduation environment. The actions included: a workshop about AAC as assistive technology; another one teaching how to create AAC resources; and, finally, an online course about using AAC for inclusion of students with ASD.The study adopted the qualitative research method, descriptive and exploratory methods, through action research method. The results demonstrated that the initial hypothesis was confirmed: the product was efficient in significantly  expanding participants' knowledge, remedying gaps initially identified. Pre and post-test questionnaires indicated an evolution in the level of knowledge about augmentative and alternative communication and inclusion.

7
  • JUSSE RAQUEL NUNES DE OLIVEIRA
  • Formação continuada de professores dos anos iniciais na perspectiva inclusiva e antirracista: saberes e práticas pedagógicas no contexto da escola quilombola José Bonifácio no quilombo do Curiaú-AP

  • Orientador : PIEDADE LINO VIDEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ELIVALDO SERRÃO CUSTÓDIO
  • JANIELLE DA SILVA MELO
  • PIEDADE LINO VIDEIRA
  • RONALDO MANASSES RODRIGUES CAMPOS
  • Data: 31/10/2024

  • Mostrar Resumo
  • A presente pesquisa intitulada “Formação continuada de professores dos anos iniciais na perspectiva inclusiva e antirracista: saberes e práticas pedagógicas  no contexto da Escola Quilombola José Bonifácio no Quilombo do Cria-ú/AP” tem como objetivo contribuir com a formação continuada dos professores dos anos iniciais, propondo a realização de oficinas voltadas para as práticas pedagógicas inclusivas e antirracistas no contexto da Escola Quilombola do Cria-ú/AP. Neste sentido, o estudo tem por finalidade analisar como os professores dos anos iniciais desenvolvem suas práticas e saberes pedagógicos na perspectiva da educação inclusiva e antirracista no contexto da escola quilombola, a fim de identificar as principais dificuldades em desenvolver práticas pedagógicas inclusivas, com ação didático-pedagógica de cunho intervencionista-pedagógico. O estudo consiste numa abordagem qualitativa, do tipo exploratório, com procedimento técnico em estudo de caso, utilizando a observação, a entrevista, o questionário semiestruturado como instrumentos de coleta de dados, com adicional abordagem normativa disposta na Lei n. 10.639/03 e na Resolução n. 08/2012. Os resultados preliminares evidenciam que, na rotatividade de docentes, há implementação do currículo afrorreferenciado e, embora haja esforço por parte dos colaboradores em efetivar inclusão e políticas antirracistas nas práticas e saberes pedagógicos, os recursos são limitados e carecem de acesso às estratégias atuais e ferramentas digitais para que consolidem a inclusão, a escolarização antirracista e a permanência dos estudantes na escola. Assim, a formação continuada que se pretende dialoga diretamente com o emprego dos materiais disponíveis, com estratégias metodológicas inovadoras e com a preparação dos docentes na afirmação da identidade do Quilombo, contribuindo no desenvolvimento de ações pedagógicas mais significativas.


  • Mostrar Abstract
  • This research entitled “Continued training of teachers in the early years from an inclusive and anti-racist perspective: knowledge and pedagogical practices in the context of Escola Quilombola José Bonifácio in Quilombo do Curiaú/AP” aims to contribute to the continued training of teachers in the early years initial proposals, proposing the holding of workshops focused on inclusive and anti-racist pedagogical practices in the context of the Quilombola School of Cria-ú/AP. In this sense, the study aims to analyze how early years teachers develop their pedagogical practices and knowledge from the perspective of inclusive and anti-racist education in the context of the quilombola school, in order to identify the main difficulties in developing inclusive pedagogical practices, with didactic action -pedagogical with an interventionist-pedagogical nature. The study consists of a qualitative, exploratory approach, with a technical case study procedure, using observation, interviews and semi-structured questionnaires as data collection instruments, with an additional normative approach set out in Law no. 10,639/03 and in Resolution no. 08/2012. Preliminary results show that, in teacher turnover, there is implementation of the Afro-referenced curriculum and, although there is an effort on the part of employees to implement inclusion and anti-racist policies in pedagogical practices and knowledge, resources are limited and there is a lack of access to current strategies and tools. digital technologies to consolidate inclusion, anti-racist schooling and students’ permanence in school. Thus, the continued training that is intended dialogues directly with the use of available materials, with innovative methodological strategies and with the preparation of teachers in affirming Quilombo's identity, contributing to the development of more significant pedagogical actions.

8
  • VANILZA DA SILVA SAMPAIO
  • A INTERAÇÃO SURDO-OUVINTE: Um olhar para as diferenças no âmbito educacional

  • Orientador : RONALDO MANASSES RODRIGUES CAMPOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CHRISTIANO RICARDO DOS SANTOS
  • ISABEL SOFIA CALVÁRIO CORREIA
  • MARTHA CHRISTINA FERREIRA ZONI DO NASCIMENTO
  • RONALDO MANASSES RODRIGUES CAMPOS
  • Data: 21/11/2024

  • Mostrar Resumo
  • A presente pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva - PROFEI da Universidade Federal do Amapá - AP e está inserida na Linha de Pesquisa em Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva. A inclusão de pessoas surdas na sociedade depende muito de como estas estabelecem suas relações com o mundo oralizado, pois a comunicação e a interação são fatores determinantes no processo de inclusão, principalmente quando a forma de comunicação não é a mesma. Buscando essa linha, a pesquisa tem o objetivo de compreender como ocorre a interação entre os alunos surdos e ouvintes no âmbito educacional. A pesquisa justifica-se pela necessidade de entender se ocorre interação e se existe uma comunicação eficaz para aprendizagem e socialização entre os alunos surdos e ouvintes através da Língua Brasileira de Sinais  LIBRAS). A pesquisa fundamentou-se nos preceitos teóricos de Gesser (2009), Goldfeld (2002), Perlin e Strobel (2014), Rodrigues Campos (2016) e Vygotsky (1998, 2011). Apresenta-se um aporte teórico que reitera as concepções de interação, comunicação, cultura e educação dos surdos. Assim como Vygotsky (1998a) evidencia que o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação social, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio, faz-se necessário uma análise da importância da Língua de Sinais para o surdo como uma forma de transformação social para todos os envolvidos. Contudo, é preciso garantir a efetividade das ações em provocar as mudanças desejadas. Neste sentido, apoiada pelas análises e técnicas da pesquisa qualitativa, com enfoque na pesquisa-ação, os procedimentos que recorreremos serão as observações, entrevistas semiestruturadas, coleta de documentos e registros importantes de materiais audiovisuais. Como o produto educacional é um objeto de aprendizagem, propõe-se um Guia Educacional por meio de uma sequência didática como forma de primeira comunicação entre alunos surdos e ouvintes no ambiente educacional, com o intuito de promover a participação e o comprometimento das pessoas implicadas neste processo de mudança. Para a coleta de dados, será aplicada o Guia educacional, voltada para a prática em LIBRAS, já verificando o empenho e dedicação dos alunos envolvidos neste processo. Assim, pretende-se que esta intervenção seja um repensar das práticas pedagógicas, que implique na formação e comunicação entre os sujeitos, compreendendo a importância da LIBRAS na interação surdo-ouvinte e sua proeminência como instrumento a serviço da inclusão do aluno surdo e da consolidação de seus direitos no espaço escolar e na sociedade em geral.


  • Mostrar Abstract
  • .

    This research was developed within the scope of the Postgraduate Program in Inclusive Education - PROFEI of the Federal University of Amapá - AP and is part of the Research Line in Special Education from the perspective of inclusive education. The inclusion of deaf people in society depends greatly on how they establish their relationships with the oral world, since communication and interaction are determining factors in the inclusion process, especially when the form of communication is not the same. Pursuing this line, the research aims to understand how the interaction between deaf and hearing students occurs in the educational environment. The research is justified by the need to understand whether interaction occurs and whether there is effective communication for learning and socialization between deaf and hearing students through Brazilian Sign Language (LIBRAS). The research was based on the theoretical precepts of Campos (2021), Gesser (2009), Goldfeld (2002), Perlin and Strobel (2014), Rodrigues Campos (2016) and Vygotsky (1998, 2011). A theoretical contribution is presented that reiterates the concepts of interaction, communication, culture and education of the deaf. Just as Vygotsky (1998a) shows that the student's cognitive development occurs through social interaction, that is, their interaction with other individuals and with the environment, it is necessary to analyze the importance of Sign Language for the deaf as a form of social transformation for all involved. However, it is necessary to ensure the effectiveness of the actions in bringing about the desired changes. In this sense, supported by the analyses and techniques of qualitative research, with a focus on action research, the procedures we will use will be observations, semi-structured interviews, and document collection. Since the educational product is a learning object, a pedagogical workshop entitled “LIBRAS in the middle of the world” is proposed as a form of initial communication between deaf and hearing students in the classroom, with the aim of promoting the participation and commitment of the people involved in this process of change. For data collection, the pedagogical workshop will be applied, focused on the practice in LIBRAS, already verifying the commitment and dedication of the students involved in this process. Thus, it is intended that this intervention will be a rethinking of the interaction relationships, which implies the formation and communication between the subjects, understanding the importance of LIBRAS in the deaf-hearing interaction and its prominence as an instrument at the service of the inclusion of deaf students and the consolidation of their rights in the school space and in society in general.

SIGAA | Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI-UNIFAP) - (096)3312-1733 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa01.server03