FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ Macapá, 09 de Janeiro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MODULO
Unidade Responsável: COORDENAÇÃO DO CURSO DE MESTRADO EM BIODIVERSIDADE TROPICAL - CCMBIOTROP (11.02.28.06.03)
Curso: BIODIVERSIDADE TROPICAL/CCMBIOTROP - Macapá - UNIFAP
Código: BIOT0052
Nome: METODOLOGIA E REDAÇÃO CIENTÍFICA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Visão geral das ciências e dos métodos científicos. O mito da observação pura, problemas como base para a atividade científica, o problema da indução, indução moderna: o método hipotético-dedutivo, hipóteses, leis e teorias, testando e avaliando hipóteses científicas, ciência pseudociência e o senso comum. Elaboração do projeto de pesquisa. Como escolher uma revista. Qualis Capes. Índices de produtividade acadêmica. Tipos de manuscritos (Opinião ou ponto de vista, artigos; cartas; revisão, etc.). Estrutura do manuscrito. Técnicas para a redação do manuscrito; Submissão do manuscrito. Como responder aos revisores e editor; Como divulgar seu estudo depois de publicado e redes de pesquisa (Akademia, Google Scholar, Researchgate, Publons, Orcid, etc).
Referências: Alexandre, A.F. Metodologia científica: princípios e fundamentos. 3ª edição.2021 ALVES, R. Filosofia da Ciência- Introdução ao jogo e suas regras. Ed. Brasiliense, 1981. BROWN, R.F.; PRESSLAND, A.J. & ROGERS, D.J. Righting Scientific Writing: Focus on your main message! The Rangeland Journal 15(2):183-189, 1993. CAMPBELL, D. T. & STANLEY, J. C. Delineamentos experimentais e quase-experimentais de pesquisa. São Paulo: EDUSP, 1979. CERVO, A.L.; BERVIAN, P.A. Metodologia científica. São Paulo: Makron Books, 1996. DEMO, P. Pesquisa e construção de conhecimento. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1994. DUTRA, L.P.A. Introdução à teoria da ciência. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 1998. FACHIN, O. Fundamentos de metodologia. São Paulo: Saraiva, 2006. GEWANDSZNAJDER, F. O que é o método científico. São Paulo: Livraria Editora Pioneira, 1989. LAKATOS, E. V. & MARCONI, M. A. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1991. MARCONI, M. A. & LAKATOS, E. V. Fundamentos da metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003. LINDSAY, D. Scientific Writing= Thinking in Words. Collingwood, Australia: CSIRO, 2011. MAGNUSSON, W. E. How to Write Backwards. Bulletin of the Ecological Society of America 77(2):88,1996. MAGNUSSON, W. E.; MOURÃO, G. M. Como escrever melhor de trás para frente. In:. Estatística sem matemática: a ligação entre as questões e a análise. Londrina: Planta. p. 123-129, 2003. RUIZ, J.A. Metodologia científica: Guia para eficiência nos estudos. São Paulo: Atlas, 1991. VOLPATO, G. L. Como escrever um artigo científico. Anais da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica 4:97-115, 2007. VOLPATO, G. & Barreto R.E. Elabore projetos científicos competitivos. Botucatu, São Paulo: Best Writing 169, 2014. VOLPATO, G.L. Guia prático para Redação Científica. Botucatu, SP: Best Writing, 2015. Outras Indicações Bibliográficas MENTIS, M. T. Hypothetico-deductive and inductive approaches in ecology. Functional Ecology 2: 5-14, 1988 GOTELLI, N. J. & ELLISON, A. M. 2004. A primer of ecological statistics. Sunderland, Sinauer. FOUREZ, G. A construção das ciências: introdução à filosofia e à ética das ciências. São Paulo: UNESP, 1995. MAHNER, M. & BUNGE, M. 1997. Foundations of biophilosophy. Berlin, Springer.

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