Referências: |
ANDRÉ, M. Formação de Professores: a Constituição de um Campo de Estudos. Educação, v.
33, n. 3, 19 dez. 2010. Disponível em:
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8075
APPLE, Michael W. A Política do conhecimento oficial: faz sentido a ideia de um currículo
nacional? IN: MOREIRA, Antonio Flávio; SILVA, Tomaz Tadeu da. (orgs). Currículo, cultura
e sociedade. 12 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
__________. Ideologia e Currículo. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação Infantil e Ensino
Fundamental. Versão final. Brasília: MEC, 2017.
DECKER, Aline; EVANGELISTA, Olinda. Educação na lógica do Banco Mundial: formação
para a Sociabilidade Capitalista. Revista Roteiro. V. 44. N. 3, pp. 1-24. Set/out. 2019.
DUARTE, Newton. Conhecimento tácito e conhecimento escolar na formação do professor (por
que Donald Shön não entendeu Lúria). Educação & Sociedade, v.24, n83, p. 601-625,
Campinas, ago. 2003 cortez, 2002.
EVANGELISTA; Olinda; SHIROMA, Eneida Oto. Estado, Capital e Educação: reflexões sobre
hegemonia e redes de governança. Revista Educação e Fronteiras On line. Dourados/MS. V. 4.
N. 11. Pp. 21-38, mai/ago. 2014.
FELIPE, Eliana da Silva. Do SAEB à BNCC: padronizar para avaliar. In: UCHOA, Antonio
Marcos da Conceição Uchoa; LIMA, Átila de Menezes; SENA, Ivânia Paula Freitas de Souza
(Orgs.) Diálogos críticos: reformas educacionais: avanço ou precarização da educação pública?
volume 2 Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2020.
GENTILI, Pablo. Três teses sobre a relação trabalho e educação em tempos liberais. In:
SANFELICE, José Luís; SAVIANI, Dermeval; LOMBARDI, J. C. (Org.). Capitalismo,
trabalho e educação. Campinas: Autores Associados, Histedbr, 2004, p. 45-59.
HYPOLITO, Álvaro Moreira. BNCC, Agenda Global e Formação Docente. Revista Retratos da
Escola. Brasília, v. 13, n. 25, p. 187-201, jan./mai. 2019. Disponível em:
https://aedmoodle.ufpa.br/pluginfile.php/403083/mod_resource/content/1/BNCC%2C%20Agend
a%20Global%20E%20Forma%C3%A7%C3%A3o%20Docente.pdf
KUENZER, Acácia; CALDAS, Andréa. Trabalho docente: comprometimento e desistência. In:
SIMPÓSIO TRABALHO E EDUCAÇÃO, 4, 2007, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte,
Fae/UFMG, 2007.
________. Os sentidos do trabalho ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. 2a
. ed.,
São Paulo: Boitempo, 2000.
MACEDO, Elizabeth. Base Nacional Curricular Comum: novas formas de sociabilidade
produzindo sentidos para educação. Revista e-curriculum, vol. 12, n. 3, octubre-diciembre,
2014. pp. 1530-1555.
MARX, K. Manuscritos econômicos-filosóficos. Lisboa: Textos filosóficos, Edições 70, 1975.
MÉZAROS, I. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo Editorial, 2005.
OLIVEIRA, D. A. A Reestruturação da profissão docente no contexto da nova gestão pública na
América Latina. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, v. 27, n. 53, p. 43-
59, 29 dez. 2018.
PAIM, E. A. Mapeando cânones contemporâneos de formação de professores. In: PAIM, E.
A. Memórias e experiências do fazer-se professor (a) de História. 2005. Tese (Doutorado) -
Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005. p. 82-145.
SHIROMA, Eneida Oto. Gerencialismo e formação de professores nas agendas das Organizações
Multilaterais. Revista Momento: diálogos em educação. vol. 27, n. 2, maio-agosto. 2018. pp.
88-106.
SIMÃO, Andréa Aparecida. Formação do trabalhador: aporte da pedagogia das competências.
Reunião Científica Regional da ANPED (Anais). Educação, movimentos sociais e políticas
governamentais. 24 a 27 de julho de 2016. UFPR: Curitiba/PR.
SILVA, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da. A formação de professores na perspectiva
crítico-emancipadora. Linhas Críticas, Brasília, v. 17, n. 32, p. 13-31, jan./abr. 2011. Disponível
em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3988/3364>.
TONET, Ivo. Educação e formação humana. Ideação. Revista do centro de Educação e Letras
da Unioeste, Campus de Foz do Iguaçu. V.8, n. 9, p. 9-21. 2º sem. 2006.
Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/852/721 |