FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ Macapá, 08 de Janeiro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina:
Forma de Participação:
Unidade Responsável: COORDENAÇÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CCPGE (11.02.28.06.27)
Curso: PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCPGE - Macapá - UNIFAP
Código: CPGE0038
Nome: TÓPICOS ESPECIAIS EM TRABALHO E FORMAÇÃO DOCENTE II
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Mundo do trabalho e educação. Natureza e especificidade do trabalho docente. A configuração atual do trabalho docente. Profissionalização docente. Políticas de formação docente no Brasil. Concepções de formação e implicações nas práticas pedagógicas. Influência dos organismos internacionais no trabalho e nas políticas de formação docente no Brasil.
Referências: ANDRÉ, M. Formação de Professores: a Constituição de um Campo de Estudos. Educação, v. 33, n. 3, 19 dez. 2010. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8075 APPLE, Michael W. A Política do conhecimento oficial: faz sentido a ideia de um currículo nacional? IN: MOREIRA, Antonio Flávio; SILVA, Tomaz Tadeu da. (orgs). Currículo, cultura e sociedade. 12 ed. São Paulo: Cortez, 2011. __________. Ideologia e Currículo. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação Infantil e Ensino Fundamental. Versão final. Brasília: MEC, 2017. DECKER, Aline; EVANGELISTA, Olinda. Educação na lógica do Banco Mundial: formação para a Sociabilidade Capitalista. Revista Roteiro. V. 44. N. 3, pp. 1-24. Set/out. 2019. DUARTE, Newton. Conhecimento tácito e conhecimento escolar na formação do professor (por que Donald Shön não entendeu Lúria). Educação & Sociedade, v.24, n83, p. 601-625, Campinas, ago. 2003 cortez, 2002. EVANGELISTA; Olinda; SHIROMA, Eneida Oto. Estado, Capital e Educação: reflexões sobre hegemonia e redes de governança. Revista Educação e Fronteiras On line. Dourados/MS. V. 4. N. 11. Pp. 21-38, mai/ago. 2014. FELIPE, Eliana da Silva. Do SAEB à BNCC: padronizar para avaliar. In: UCHOA, Antonio Marcos da Conceição Uchoa; LIMA, Átila de Menezes; SENA, Ivânia Paula Freitas de Souza (Orgs.) Diálogos críticos: reformas educacionais: avanço ou precarização da educação pública? volume 2 Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2020. GENTILI, Pablo. Três teses sobre a relação trabalho e educação em tempos liberais. In: SANFELICE, José Luís; SAVIANI, Dermeval; LOMBARDI, J. C. (Org.). Capitalismo, trabalho e educação. Campinas: Autores Associados, Histedbr, 2004, p. 45-59. HYPOLITO, Álvaro Moreira. BNCC, Agenda Global e Formação Docente. Revista Retratos da Escola. Brasília, v. 13, n. 25, p. 187-201, jan./mai. 2019. Disponível em: https://aedmoodle.ufpa.br/pluginfile.php/403083/mod_resource/content/1/BNCC%2C%20Agend a%20Global%20E%20Forma%C3%A7%C3%A3o%20Docente.pdf KUENZER, Acácia; CALDAS, Andréa. Trabalho docente: comprometimento e desistência. In: SIMPÓSIO TRABALHO E EDUCAÇÃO, 4, 2007, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte, Fae/UFMG, 2007. ________. Os sentidos do trabalho – ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. 2a . ed., São Paulo: Boitempo, 2000. MACEDO, Elizabeth. Base Nacional Curricular Comum: novas formas de sociabilidade produzindo sentidos para educação. Revista e-curriculum, vol. 12, n. 3, octubre-diciembre, 2014. pp. 1530-1555. MARX, K. Manuscritos econômicos-filosóficos. Lisboa: Textos filosóficos, Edições 70, 1975. MÉZAROS, I. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo Editorial, 2005. OLIVEIRA, D. A. A Reestruturação da profissão docente no contexto da nova gestão pública na América Latina. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, v. 27, n. 53, p. 43- 59, 29 dez. 2018. PAIM, E. A. Mapeando cânones contemporâneos de formação de professores. In: PAIM, E. A. Memórias e experiências do fazer-se professor (a) de História. 2005. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005. p. 82-145. SHIROMA, Eneida Oto. Gerencialismo e formação de professores nas agendas das Organizações Multilaterais. Revista Momento: diálogos em educação. vol. 27, n. 2, maio-agosto. 2018. pp. 88-106. SIMÃO, Andréa Aparecida. Formação do trabalhador: aporte da pedagogia das competências. Reunião Científica Regional da ANPED (Anais). Educação, movimentos sociais e políticas governamentais. 24 a 27 de julho de 2016. UFPR: Curitiba/PR. SILVA, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da. A formação de professores na perspectiva crítico-emancipadora. Linhas Críticas, Brasília, v. 17, n. 32, p. 13-31, jan./abr. 2011. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3988/3364>. TONET, Ivo. Educação e formação humana. Ideação. Revista do centro de Educação e Letras da Unioeste, Campus de Foz do Iguaçu. V.8, n. 9, p. 9-21. 2º sem. 2006. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/852/721

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